Notícia - Todas
28/02/2018 - 14:06
Centenário Solidário dá visibilidade para a importância da doação de órgãos

Parceria da FGF com a VIAVIDA acontece durante o Gauchão Ipiranga 2018

Próxima de completar 100 anos, a Federação Gaúcha de Futebol firmou parceria com a VIAVIDA - Pró Doações e Transplantes e, através da campanha Centenário Solidário, as duas instituições objetivam marcar a importante data do futebol no Rio Grande do Sul também pela solidariedade. A primeira ação do Centenário Solidário aconteceu no domingo, dia 25 de fevereiro, no jogo Internacional x São Luiz, quando o quadro de arbitragem entrou em campo vestindo camisetas alusivas à doação de órgãos. O jogo realizado no Estádio do Vale teve televisionamento aberto para todo o Rio Grande do Sul.
 
Novas ações acontecerão durante o Gauchão Ipiranga 2018. No próximo domingo, dia 4, antes da partida Juventude x Grêmio, às 17h no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, novamente a faixa com a mensagem da ViaVida estará em campo e depois o árbitro e assistentes entram no gramado com camisetas da campanha, no jogo com televisionamento para todo o Rio Grande do Sul.
 
"Parcerias como esta ajudam a levar uma mensagem de extrema relevância para mais pessoas. Se pela força do futebol conseguirmos sensibilizar a nossa comunidade para a causa, é parte do nosso papel e queremos marcar este ano especial também pela função social. O esporte, mais que competição, é sinônimo de superação, saúde e vida", ressalta Luciano Hocsmann, 1º vice-presidente da FGF.
 
O trabalho da VIAVIDA visa contribuir para a diminuição do número de doentes em lista de espera por órgão ou tecido, promovendo a vida e a saúde, com incentivos a prevenção sobre as diversas patologias que levam aos diferentes transplantes, e divulgando a importância da doação de órgãos e tecidos. Esclarecer a comunidade sobre hábitos saudáveis, sejam eles alimentares, físicos, de cuidados e de higiene, atingem causas de possíveis surgimentos de novos doentes, que se agregam todos os anos à lista de espera por um transplante. 
 
"A vida só renasce se você doar. Portanto, quem tem intenção de ser doador precisa avisar seus familiares da sua vontade, pois quem decide, no final, é a família, é ela quem irá autorizar a doação de órgão e ajudar outras vidas", enfatiza Noêmia Gensas, voluntária da VIAVIDA. 
 
Além de buscar a educação para sensibilizar sobre a importância de ser um doador de órgãos e tecidos, a ViaVia auxilia pessoas com doenças que levam aos transplantes. Uma importante iniciativa é a Pousada Solidariedade, localizada no bairro Jardim do Salso em Porto Alegre, onde abriga doentes carentes do interior e de outros estados que estão na Capital para tratamento pré e pós transplantes e que não tem como custear hospedagem na cidade. 
 
A VIAVIDA - Pró Doações e Transplantes é uma associação de caráter privado sem fins lucrativos, com finalidade social e assistencial, caracterizada como organização da sociedade civil (OSC), sediada em Porto Alegre desde abril de 1999. Possui diversas premiações pelo trabalho social realizado, inclusive três vezes recebeu o Troféu Destaque em Responsabilidade Social, anos 2005, 2009 e 2013 outorgado pela Assembléia Legislativa deste Estado. Menção Honrosa no Premio AJURIS de Direitos Humanos - Categoria Boas Práticas – 2015. E, no ano de 2017, recebeu do Governo do Estado reconhecimento como Entidade Pioneira no trabalho pela doação de órgãos e tecidos e prevenção de doenças que levam aos transplantes, além de na Assembleia Legislativa também receber a Medalha Mérito Farroupilha.
 
Para quem quiser colaborar, a entidade é possuidora de registros, inscrições e certificados que oferecem aos parceiros em ações e projetos isenções fiscais: dedução de 1% do IR através do Funcriança, pelo registro no Conselho da Criança e do Adolescente (CMDCA); também está habilitada a fornecer recibo direto por ser Entidade Beneficente /Filantrópica e de Utilidade Pública Federal, que permite à empresa com lucro operacional deduzir o valor doado de até 2% como despesa. 
 
Conheça mais sobre a VIAVIDA em www.viavida.org.br, acompanhe e curta a página no Facebook e saiba mais e colabore também pelo telefone (51) 3333-4519.
PATROCINADORES

Telefone: (51) 3214-6000

Telefone: (51) 3214-6000