Notícia - Todas
03/05/2018 - 16:58
Eventos do CBF Social realizados na Arena do Grêmio

O CBF Social realizou o Workshop Futebol na Infância e Adolescência no auditório da Arena do Grêmio, na tarde de quarta-feira (2), em Porto Alegre (RS). A 21ª edição do CBF Social é desenvolvida em Porto Alegre (RS) através de uma parceria envolvendo o Departamento de Responsabilidade Social do Tricolor Gaúcho, a Confederação Brasileira de Futebol, o programa Evolución, da Conmebol, e a Federação Gaúcha de Futebol.

O presidente do Imortal, Romildo Bolzan, fez a abertura e valorizou iniciativas como o projeto da Confederação Brasileira de Futebol, que tratam o esporte como meio de formação de pessoas, mais do que apenas formação de jogadores. Em sua fala, o presidente citou a responsabilidade de todos as partes relacionadas ao desenvolvimento de um atleta e a relevância de iniciativas que se propõem a organizar o processo.

Em seguida, o Gerente de Desenvolvimento Técnico, Responsabilidade Social e Sustentabilidade da CBF, Diogo Netto, apresentou o projeto Gol do Brasil, principal braço do CBF Social hoje, que atende 200 crianças da rede municipal de ensino da cidade de Ribeirão Pires (SP) e será desenvolvido em outras cidades do país em breve. Na sequência, Francesco Barletta, coordenador das categorias de base do Grêmio e Daniel Otto, supervisor da área de formação da Escola de Futebol também palestraram, explicando todo o processo de desenvolvimento de atletas do Tricolor gaúcho.

O técnico da Seleção Brasileira de futsal, Marquinhos Xavier, estava acompanhando as palestras e fez breves considerações sobre o desenvolvimento de atletas na modalidade e a relação do salão com o campo. Depois, foi a vez do presidente da Comissão Nacional de Controle de Doping da CBF, Fernando Solera, falar sobre a prevenção para o uso de substâncias ilegais.

A formação de jogadores de futebol foi o assunto do instrutor de preparação física da Conmebol e ex-preparador físico do Barcelona e da seleção argentina, Elvio Paolorosso, e do instrutor técnico da Conmebol, Juan Anselmi. Enquanto o primeiro focou na parte física, o segundo discorreu sobre as diferenças na preparação de cada categoria das divisões de base. Por fim, a consultora de marketing Débora Saldanha falou sobre a utilização de redes sociais por parte de atletas.

Prevenção ao doping: palestra a jovens do Grêmio

A agenda do projeto CBF Social na capital gaúcha foi aberta com a palestra do Dr. Fernando Solera, presidente da Comissão de Controle de Doping da CBF, sobre a prevenção para o uso de substâncias ilegais a atletas do Grêmio.

No auditório da Arena do clube, jovens jogadores das equipes Sub-14, Sub-15, Sub-16 do Imortal e da categoria de transição para o profissional do Tricolor aprenderam lições de ética do futebol, funcionamento do protocolo de controle de doping nos jogos, ouviram histórias sobre casos famosos e conheceram a importância dos cuidados necessário no dia a dia com medicação e alimentação. Com exemplos específicos e direcionados, como qual pomada utilizar após uma tatuagem para evitar problemas com alguma substância não permitida, Solera deixou os garotos compenetrados durante a palestra e elucidou dúvidas.

Tatiane Becker Monticelli, nutricionista das categorias de base de Grêmio​, fez um agradecimento ao CBF Social e destacou a importância da palestra para o jovens atletas do clube gremista.

– A gente agradece muito essa parceria com o CBF Social. Foi extremamente importante, é um cuidado que nós temos no nosso dia a dia do clube e foi muito interessante este evento para os meninos aprenderem sobre a prevenção do doping, na utilização de substâncias, e isso contribuiu muito para o nosso trabalho – destacou.

Para Fernando Solera, envolver e preparar os jovens para o assunto desde cedo é importante. Ele destaca pilares importantes para quem está iniciando a carreira no esporte.

– O CBF Social teve uma iniciativa muito bacana. Vamos educar os nossos futuros jogadores profissionais. Hoje já são atletas, mas ainda é molecada. Tínhamos atletas de 14 anos ou menos presentes na plateia. É um prazer enorme poder falar com eles e trazer a mensagem de saúde, igualdade e ética. Tentei passar de uma maneira bem didática – acrescentou.

Festival de Futebol é realizado na Arena

A manhã desta quinta-feira (3) foi inesquecível para 150 meninos e meninas que residem em bairros do entorno da Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS). A garotada participou do Festival de Futebol do CBF Social e teve a oportunidade de desenvolver as atividades ao lado do atacante Jael e do mascote do Imortal, o Mosqueteiro.

No gramado do estádio do Imortal, o grupo foi dividido em oito estações e cada uma delas tinha um exercício diferente, sendo todos com bola e sempre passando ensinamentos esportivos e lições de vida. A alegria foi contagiante. Durante atividade com a participação do artilheiro do Grêmio, o pequeno Miguel não se conteve depois de mandar uma bola para o fundo da rede: - Eu joguei com o Jael, eu fiz um gol na Arena!

Ao falar sobre a participação do evento, Jael lembrou dos tempos de criança. O sentimento dele por ter contribuído com muitos sorrisos é de grande alegria.

– Estar realizando o sonho de muitas crianças, de pisarem aqui na Arena, participando deste evento, é muito legal. Já tive esse sonho quando era da idade deles, sei como é isso. Espero que muitos possam realizar a vontade não só de se tornarem atletas profissionais, mas que sejam cidadãos do bem, independentemente da profissão que seguirem – afirmou o atleta em entrevista à CBF TV.

Fotos: Fernando Torres / CBF

PATROCINADORES

Telefone: (51) 3214-6000

Telefone: (51) 3214-6000