- FASE
JOGO:
- FASE
-
-
- ' - 0º T
X
- ' - 0º T
X
  • Futebol Brasileiro
    Diretoria da FGF participa da segunda edição do Summit CBF Academy em São Paulo

    26 NOV 2025 18:50:00

    Presidente Luciano Hocsman mediou palestra sobre arbitragem e VAR | Foto: Divulgação/FGF

    A Diretoria da Federação Gaúcha de Futebol (FGF) participou nesta quarta-feira (26) da segunda edição do Summit CBF Academy, no Renaissance Hotel, em São Paulo. O evento, promovido pela unidade educacional da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), reuniu os principais nomes do meio futebolístico brasileiro e internacional para debater os desafios e as tendências da gestão esportiva.

    Na abertura do evento, o presidente da CBF, Samir Xaud, saudou os convidados e falou que as transformações pelas quais a entidade está passando vão muito além do esporte:

    - Queremos aproveitar a força do futebol como plataforma de transformações e influência social.

    O presidente da FGF, Luciano Hocsman, foi o mediador da palestra sobre arbitragem e o VAR no futebol brasileiro, que contou como palestrantes o vice-presidente da Federação Amapaense de Futebol (FAF), Netto Góes, o coordenador-geral da Comissão de Arbitragem da CBF, Rodrigo Cintra, e um dos integrantes da comissão de arbitragem, Francisco Zacaron.


    Mauro Rocha (E), Marcelo Ducati e Gilson Hermann Kroeff | Foto: Divulgação/FGF


    Também representaram a
    FGF na capital paulista o secretário-geral, Mauro Rocha, o diretor jurídico, Gilson Hermann Kroeff, e o diretor financeiro, Marcelo Ducati. Entre as personalidades do futebol, um dos destaques foi o técnico da Seleção Brasileira, Carlo Ancelotti, que falou sobre a metodologia de preparação para a Copa do Mundo de 2026, além de gestão de equipes e de pessoas.

    O momento mais aguardado do evento foi a apresentação do modelo de fair play financeiro do futebol brasileiro. Após cinco reuniões do grupo de trabalho formado por 32 clubes das Séries A e B, federações estaduais e especialistas técnicos, o modelo foi divulgado e será implementado a partir da próxima temporada.

    Caio Resende, diretor da CBF Academy, ressaltou a importância de conhecer as boas experiências internacionais para iniciar o processo de construção do Fair Play Financeiro no Brasil:

    - A flexibilidade em relação aos aportes de capital, desde que transparentes e dentro das regras, assegura que o sistema de sustentabilidade não se torne um limitador para o desenvolvimento do futebol. A criação da ANRESF (Agência Nacional de Regulação e Sustentabilidade do Futebol) é um elemento essencial que demonstra o compromisso claro da CBF em implementar o modelo com seriedade. Sua função é garantir a aplicação técnica e independente das regras, o que confere a credibilidade necessária para que este modelo funcione a curto, médio e longo prazo.

    O Fair Play Financeiro do futebol brasileiro será baseado em quatro pilares: controle de dívidas em atraso, equilíbrio operacional, controle de custos com elenco e capacidade de endividamento de curto prazo. Estes pontos foram inspirados em padrões já bem estabelecidos em ligas nacionais como as de Inglaterra, França e Espanha e da própria UEFA.

    Ao todo, cerca de 100 profissionais do futebol brasileiro e internacional estiveram envolvidos em 24 painéis durante todo o dia no Summit CBF Academy.

    Dentre os principais temas abordados, foram debatidos o futuro do futebol como produto multiplataforma, gestão de clubes, negociações de alta complexidade, transmissões de jogos, SAFs no Brasil, justiça desportiva, futebol feminino, apostas esportivas, formação de atletas, profissionalização das carreiras no futebol e Lei Geral do Esporte.


  • ARBITRAGEM
    Função Nome
  • DOCUMENTOS
    Tipo Visualizar
    Súmula
    Boletim Financeiro
    Plano de Ação
  • ALTERAÇÃO VÁLIDA
    30/11/-0001 00:00
    Original Alterada para
    Data A Definir A Definir
    Hora 21:00 A Definir
    Estádio