-
ArbitragemArbitragem gaúcha na decisão da Supercopa Rei e na pré-temporada da Conmebol30 JAN 2026 13:00:00
Após pré-temporada da Conmebol, Klein apita Flamengo x Corinthians | Foto: Conmebol/DivulgaçãoNa temporada em que a arbitragem brasileira vai iniciar a tão esperada profissionalização, os árbitros gaúchos seguem em destaque no cenário nacional e internacional. Rafael Rodrigo Klein foi escalado para apitar a decisão da Supercopa Rei Superbet 2026 entre Flamengo e Corinthians, domingo (1º), em Brasília, junto com o árbitro assistente Rafael da Silva Alves e o quarto árbitro Jonathan Pinheiro. Outros representantes gaúchos também foram destaques na pré-temporada da Conmebol, que tem Leandro Vuaden como instrutor técnico.
- Estou muito feliz de ter sido designado para apitar esse grande jogo e de estar representando a arbitragem gaúcha. Isso demonstra a qualidade do trabalho dos árbitros no Rio Grande do Sul. Historicamente, a arbitragem gaúcha é reconhecida no cenário nacional e internacional por ter essa qualidade. É motivo de orgulho representar nosso Estado na decisão da Supercopa Rei - enfatizou o árbitro Rafael Klein.
Selecionado pela Confederação Brasileira de Futebol - CBF para integrar o inédito Programa de Profissionalização da Arbitragem no país (saiba mais aqui), Klein participou recentemente também de uma das etapas da pré-temporada da Conmebol, em Luque, no Paraguai.
Além dele, estiveram presentes na preparação internacional o árbitro Anderson Daronco e os árbitros assistentes Rafael Alves e Maíra Mastella. Os quatro já retornaram ao Brasil. Já o presidente da Comissão Estadual de Árbitros do Rio Grande do Sul - CEAF/RS, Leandro Vuaden, ainda está no Paraguai como instrutor técnico.
Foto: Conmebol/Divulgação
- A rotina aqui tem trabalho físico, sala de aula, campo de jogo e palestras. A participação dos gaúchos na pré-temporada 1 foi excelente, fiquei muito orgulhoso pelo desempenho deles. E pra mim é uma alegria muito grande ter recebido esse convite para ser instrutor técnico. O trabalho aqui vai até 1º de fevereiro, com a finalização da pré-temporada 3 - contou Vuaden.
O presidente da CEAF/RS também comentou sobre o momento da arbitragem gaúcha:
- Esperamos que assim que começarem as competições internacionais os árbitros gaúchos possam colocar em prática o trabalho de preparação que vem sendo feito. A escala do Klein, junto com o Rafael Alves e o Jonathan Pinheiro, na final da Supercopa Rei, domingo agora, prova que a arbitragem do Rio Grande do Sul está sempre em destaque no futebol brasileiro em função da qualidade e competência ao longo da história. E eles estão mantendo isso, graças a todo o apoio que a Federação Gaúcha de Futebol passa pra nós. -
ARBITRAGEM
Função Nome -
DOCUMENTOS
Tipo Visualizar Súmula Boletim Financeiro Plano de Ação -
ALTERAÇÃO VÁLIDA30/11/-0001 00:00
Original Alterada para Data A Definir A Definir Hora 21:00 A Definir Estádio



