-
ArbitragemPré-Temporada da Arbitragem Gaúcha encerra preparação para o Gauchão Superbet 202609 JAN 2026 19:45:00
CEAF/RS reuniu 63 árbitros (as) e árbitros (as) assistentes no SESC | Foto: Adão Paz Junior/FGFApós bateria de testes físicos e teóricos em dezembro e a pré-temporada agora em janeiro, a arbitragem gaúcha está pronta para o início do Gauchão Superbet 2026, que começa neste final de semana. Nos últimos três dias, 27 árbitros (as) e 36 árbitros (as) assistentes analisaram vídeos, debateram situações de jogo, alinharam critérios, participaram de treinamentos do VAR e fizeram atividades físicas e técnicas no Campo do SESC Protásio Alves, em Porto Alegre. Neste sábado (10), o grupo finaliza as conversas para ajustar os últimos detalhes e encerra o evento com um almoço de confraternização.
- Esses dias de pré-temporada tiveram como objetivo o trabalho de evolução e a busca pela excelência, principalmente na aplicação de critérios para estabelecer o senso de justiça nos jogos do Campeonato Gaúcho e na sequência das competições da temporada. Organizamos atividades práticas no campo, mas fundamentalmente treinamentos técnicos dentro de sala de aula - destacou o presidente da Comissão Estadual de Árbitros do Rio Grande do Sul - CEAF/RS, Leandro Vuaden.
Para os dois árbitros assistentes premiados no Brasileirão 2025, o Gauchão Superbet é a oportunidade de iniciar o ano com a mesma performance da última temporada. A responsabilidade não assusta, pois vem no pacote do reconhecimento nacional.
- A premiação de 2025 só me deixa ainda mais feliz e motivada. Levo muito a sério o meu trabalho, busco sempre atuar da melhor maneira possível. A pré-temporada é o momento ideal para refinar a preparação e estar cada vez melhor em campo - afirmou a árbitra assistente Maíra Mastella.
O também árbitro assistente Rafael Alves pontuou a importância da preparação e aproveitou para agradecer o apoio da Federação Gaúcha de Futebol e dos colegas:
- A pré-temporada nos trouxe uma gama de instruções que nos possibilita tomar as melhores decisões dentro de campo. Tive o privilégio de ser agraciado com o prêmio da CBF no ano passado e isso faz com que eu agradeça à FGF pelo suporte dado, assim como aos árbitros e árbitros assistentes com os quais eu tive a oportunidade de trabalhar.
Para árbitros experientes, como Anderson Daronco, as atividades são fundamentais para alinhamentos e padronização de critérios:
- A gente utiliza desses momentos para aprimorar interpretações e ouvir diretrizes da Comissão de Arbitragem. São passados pra gente orientações de variados tópicos e a partir disso buscamos praticar a uniformidade de critérios nas competições.
Integrantes do VAR também aproveitaram para aprimorar os processos e a comunicação entre as equipes de campo e cabine.
- Foi muito importante debater lances polêmicos do Gauchão do ano passado pra fazer correções e padronizar decisões. Foi tudo feito para que a gente possa harmonizar o trabalho de campo e cabine, objetivando um desempenho acima da média nas competições - ressaltou o árbitro VAR Daniel Nobre Bins.
O Gauchão Superbet 2026 tem três jogos neste sábado (10) e três no domingo (11). Ao todo, serão 64 partidas disputadas nesta edição. Nas primeiras rodadas, estão aptos (as) árbitros (as) e árbitros (as) assistentes que foram aprovados nos testes físicos e teóricos realizados em dezembro. Quem não passou terá outra chance nos retestes na segunda quinzena de janeiro. -
ARBITRAGEM
Função Nome -
DOCUMENTOS
Tipo Visualizar Súmula Boletim Financeiro Plano de Ação -
ALTERAÇÃO VÁLIDA30/11/-0001 00:00
Original Alterada para Data A Definir A Definir Hora 21:00 A Definir Estádio



