Campeonato Gaúcho

100 anos do Gauchão serão eternizados em livro

10 SET 2019 15:54

Resgatar e perpetuar a história de um dos mais tradicionais campeonatos de futebol do Brasil. Com esta missão, os jornalistas Gustavo Manhago e Cléber Grabauska, e a Editora AGE vão lançar em novembro o livro “100 vezes Gauchão — a história centenária de uma paixão”. A obra tem a chancela da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), sendo o livro oficial do campeonato, que está completando um século de existência.

—  O Gauchão mudou de patamar e reconhecimento Brasil afora. Nada mais justo que tenha registrado em livro, para esta e futuras gerações, o quanto ele marcou a vida de cada esportista no Rio Grande do Sul — afirmou o atual presidente da Federação Gaúcha de Futebol, Francisco Novelletto Neto.

Serão 250 páginas descrevendo como foram os campeonatos estaduais de futebol no Rio Grande do Sul nos últimos 100 anos. Personagens curiosos, campanhas históricas, craques surgidos nos mais distantes rincões do Estado, dados estatísticos e muitas curiosidades.

— A história dos 100 anos do Campeonato Gaúcho e as muitas histórias curiosas que este livro registra preservam a essência da maior competição esportiva do nosso Estado e que é também uma das mais ricas e genuínas do futebol brasileiro. Para a editora é um privilégio participar disso — ressaltou Paulo Ledur, diretor da Editora AGE.

O lançamento está previsto para o dia 9 de novembro, na Feira do Livro de Porto Alegre. A data remete a primeira partida disputada pelo Campeonato Gaúcho no mesmo 9 de novembro, porém em 1919. O confronto reuniu as equipes do Brasil de Pelotas e do Grêmio Porto-Alegrense, no duelo que também foi a final daquela competição. Os pelotenses venceram por 5 a 1 e tornaram-se os primeiros campeões gaúchos de futebol da história.

OS AUTORES

Gustavo Manhago, 44 anos, jornalista formado pela PUC-RS (Porto Alegre) e com licenciatura em Letras Português pela FURG (Rio Grande). Tem 24 anos de atuação no Grupo RBS, sendo os últimos quatro como locutor esportivo e apresentador na Rádio Gaúcha, e atuação paralela no Jornal Zero Hora e no site GaúchaZH. Antes deste período, atuou como repórter, apresentador, narrador e gestor de equipes nas emissoras da RBS TV e TVCOM em Rio Grande, Santa Rosa, Bagé, Santa Cruz do Sul e Porto Alegre.

Cléber Grabauska, 53 anos, jornalista formado pela UFRGS (Porto Alegre), atuou por 28 anos na Rádio Gaúcha, sendo apresentador, comentarista e gestor de equipes. Trabalhou ainda na Rádio Guaíba por três anos e meio, no final da década de 80. Escreveu, junto com Júnior Maicá, em 2016, “Sala de Redação – aos 45 do primeiro tempo”, obra que retratou a história do programa de rádio mais importante do Rio Grande do Sul.

A EDITORA

A AGE foi criada em Porto Alegre no ano de 1976 e hoje atua em diferentes segmentos na área editorial. Em sua direção está Paulo Flávio Ledur. Com 43 anos de experiência no mercado editorial, a empresa se dedica à edição, publicação, revisão e distribuição de livros, além de outras atividades no ramo de publicações. A Editora já produziu milhares de livros, dos mais variados gêneros, que refletem a produção cultural brasileira e universal. Tem especial zelo pela qualidade, dedicando o melhor de seus esforços à correção do texto, à atualidade dos conteúdos, ao esmero no visual e ao atendimento diferenciado aos seus clientes.