Injúria racial durante partida da Segunda Divisão
Nota oficial

Christiane Matos
17 MAI 2021 11:44


A Federação Gaúcha de Futebol - FGF vem a público manifestar repúdio ao comentário com teor racista proferido por uma pessoa presente no Estádio Arthur Lawson, em Rio Grande, ao atleta Deivisson Santos da Silva, do Esporte Clube 12 Horas, durante partida da 5ª rodada da Segunda Divisão - Gauchão 2021, disputada neste sábado (15). 

O árbitro, Sr. Giovani Santos de Souza, tomou conhecimento do episódio, e, seguindo as diretrizes da FIFA para acontecimentos desta natureza, determinou a paralisação imediata do jogo entre Sport Club Rio Grande e Esporte Clube 12 Horas e acionou a Brigada Militar para controlar a confusão. A Federação se compromete a providenciar o apoio necessário ao atleta e dar o encaminhamento da súmula e do relatório da partida para que o Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do Sul - TJD/RS faça a apuração e julgamento dos fatos.

A FGF, em 2020, lançou, em parceria com Ministério Público, Polícia Civil e OAB/RS, a campanha "Juntos – Contra a Violência e o Preconceito", com o objetivo de combater hostilidades dessa ordem nos campos de futebol do Rio Grande do Sul. Repudiamos qualquer ato de discriminação e reiteramos que recusamos o racismo em todas as suas formas de manifestação.