Categorias de Base
Gaúcho vence o Inter-SM nos pênaltis e conquista o título de campeão do Gauchão Sub-20 A2

Adão Paz Junior
29 OUT 2025 21:50

Gaúcho levantou a taça em Santa Maria | Foto: Gabriel Haesbaert/FGF

O Gaúcho venceu o Inter-SM por 3 a 2 nos pênaltis após derrota de 1 a 0 no tempo normal, na noite desta quarta-feira (29), no Estádio Presidente Vargas, em Santa Maria, e conquistou o título do Gauchão Sub-20 A2. Com o regulamento embaixo do braço, o time alviverde havia vencido na ida por 1 a 0, domingo (26), em Passo Fundo, e ergueu a taça de campeão graças às defesas do goleiro Renan. Gaúcho e Inter-SM garantiram o acesso ao Gauchão Sub-20 A1 em 2026.

CONFIRA A TABELA

O confronto começou equilibrado e com muitas faltas. As melhores chances vieram só depois dos 30 minutos do primeiro tempo. Aos 31, após escanteio da esquerda para o Inter-SM, Eduardo Noal escorou de cabeça na pequena área e a bola sobrou para Boladão, que bateu forte para fora. Um minuto depois, o mesmo Boladão arriscou de longe e assustou o goleiro Renan.

A única chance clara do Gaúcho veio aos 35 minutos, quando a zaga do Inter-SM afastou mal a bola e João Pedro pegou de primeira, dentro da área, mas o chute foi para fora. No último lance da primeira etapa, aos 47, Guilherme arriscou de longe, pelo lado esquerdo, a bola subiu e caiu rente à trave, para alívio do goleiro do time de Passo Fundo.

No segundo tempo, a equipe alvirrubra pressionou logo no primeiro minuto. Genilson pegou rebote da zaga e bateu para fora da entrada da área. Aos 16 minutos, o Inter-SM não desperdiçou mais um rebote do adversário. O centroavante Inácio pegou a sobra na entrada da área, dominou com categoria e bateu forte para o gol: 1 a 0.

Por pouco o Gaúcho não buscou o empate aos 32 minutos. Gasparetto cobrou escanteio da direita, Gabriel pulou junto com o goleiro Vitelmo e tocou de cabeça para a rede, mas o árbitro marcou falta e anulou o gol. Nos acréscimos, a zaga do Gaúcho salvou em cima da linha após falta da esquerda. No rebote, Ávila chutou para fora e perdeu a chance de deixar a taça em Santa Maria no tempo normal.

Nos pênaltis, os gols do Gaúcho foram de Gabriel, Kauã e Marquinho, mas quem brilhou mesmo foi o goleiro Renan, que defendeu as cobranças de Ruan, Arthur e Lolô. Eduardo Noal e Genilson marcaram para o Inter-SM. O goleiro Vitelmo, do time alvirrubro, defendeu os chutes de João Felipe e Caíque. Ainda teve cobrança para fora e bola no travessão, já que a decisão terminou nas batidas alternadas.


A campanha do time campeão teve oito vitórias, dois empates e duas derrotas.

Gabriel Haesbaert/FGF