Grêmio goleia o Novo Hamburgo e garante a primeira posição no Gauchão | Crédito: Lucas Uebel/Grêmio FBPA
A abertura da nona rodada do Gauchão Ipiranga 2023 teve duas partidas na noite desta sexta-feira (24). Na Arena, o Grêmio goleou o Novo Hamburgo por 6 a 1 e confirmou a primeira posição na fase classificatória do Estadual. O Tricolor chegou a 25 pontos e tem a vantagem de decidir a semifinal em casa.
CONFIRA A TABELA COMPLETA DA COMPETIÇÃO
No Bento Freitas, em Pelotas, Brasil e Avenida ficaram no empate em 1 a 1. Com o resultado, o Brasil permanece em sexto na tabela, com 10 pontos, mas pode ser ultrapassado pelo São José. O Avenida é oitavo, com nove pontos, e pode ser ultrapassado pelo São Luiz e Esportivo.
Na próxima rodada, a penúltima da fase classificatória, o Brasil recebe o São Luiz, no Bento Freitas, às 16h30 de sábado. No mesmo dia, às 19h, o Avenida visita o São José, no Francisco Novelletto. No domingo (05), o Novo Hamburgo visita o Aimoré, no Cristo Rei, às 16h. Mais tarde, às 20h, o Grêmio recebe o Internacional, para disputa do clássico Gre-Nal, na Arena.
Veja detalhes das partidas:
Grêmio 6 x 1 Novo Hamburgo - O Grêmio começou a partida de forma elétrica e construiu a goleada antes dos 20 minutos. Aos dois, João Pedro cruzou e Vina apareceu livre na pequena área: 1 a 0. O segundo não demorou. Aos seis, Kannemann aproveitou rebote dentro da área e marcou de cabeça. No minuto seguinte, Bitello serviu Cristaldo que chutou forte: 3 a 0. Aos 19, Cristaldo tocou para Bitello, que entrou livre na área para ampliar. O Tricolor seguiu com fome de gol. Bruno Alves marcou o quinto, aos 28. Na segunda etapa, o Grêmio seguiu no ataque. Aos 21, Vina arriscou da entrada da área e Maticoli defendeu. Aos 34 minutos, em contra-ataque, Menezes chutou cruzado e Adriel defendeu parcialmente. Na sobra, Matheus Lagoa completou de cabeça para descontar. Logo após o gol sofrido, o Tricolor marcou mais uma vez. Cristaldo cruzou e a bola atravessou a área. Luis Suárez apareceu na segunda trave para fechar a conta: 6 a 1.
Brasil 1 x 1 Avenida - A partida começou elétrica e com as equipes querendo a vitória. Aos três minutos, Garré chutou rasteiro para defesa de Marcelo Pitol. A resposta do Brasil veio no minuto seguinte. Luiz Felipe levou perigo em chute de fora da área. O gol Xavante saiu aos 15. Da Silva tentou duas vezes, na segunda, o atacante colocou para o fundo da rede: 1 a 0. O Avenida não demorou para reagir. Carlos Henrique tirou a defesa e chutou cruzado para empatar: 1 a 1. Aos 45, Da Silva chutou colocado, no travessão. Na volta para a segunda etapa, o Brasil controlou a bola, mas encontrou o Avenida bem postado defensivamente. A partida seguiu de forma equilibrada. Nos acréscimos, o Xavante desperdiçou um pênalti, com Da Silva acertando a trave.
Texto de Angelo Pieretti sob supervisão de Christiane Matos