Formação de árbitros
CEAF/RS realiza teste teórico e aula prática no curso de arbitragem

Angelo Pieretti
21 SET 2022 15:15

Aula no Sesc Protásio Alves teve orietações práticas | Créditos: Divulgação/FGF


A Comissão Estadual de Árbitros de Futebol do Rio Grande do Sul - CEAF/RS realizou no sábado (17) atividades teóricas e práticas com os alunos do curso de arbitragem.

A programação começou com um teste teórico pela manhã com a utilização de imagens de jogo. À tarde, a dinâmica aconteceu no campo, com uma partida disputada e arbitrada pelos alunos do curso e com orientação de instrutores da CEAF/RS.

- O teste teórico com lances de jogo realizado pela manhã serviu como treinamento e o resultado foi satisfatório. Para muitos alunos, foi o primeiro teste com imagens. Na partida realizada à tarde, conseguimos explicar na prática os lances - declarou o presidente da CEAF/RS, Luiz Fernando Gomes Moreira.

A aula prática ainda contou com a participação dos membros técnicos da CEAF. Paulo Ricardo Conceição foi o responsável pela instrução de árbitros assistentes. Diego Almeida Real instruiu o árbitro principal. O presidente Luiz Fernando passou orientações para o quarto árbitro e para os alunos que acompanharam a partida da arquibancada.

Em outubro, há a previsão de outra dinâmica prática com a presença de árbitros do atual quadro da CEAF/RS, que acompanharão os alunos dentro de campo para orientar lance a lance e instruir o posicionamento durante o andamento da partida.

O curso de formação de árbitro e árbitro assistente de futebol de campo iniciou em julho e tem previsão de conclusão para dezembro. A iniciativa tem como objetivo reforçar o quadro de arbitragem da CEAF/RS.

Texto por Angelo Pieretti sob supervisão de Lucas Rizzatti

Divulação/FGF