Arbitragem gaúcha
Árbitros e árbitros assistentes participam de atividades práticas e teóricas no 2º dia de Pré-Temporada

Leonardo Fister
11 JAN 2024 20:24

CEAF/RS promoveu os primeiros trabalhos práticos e teóricos com a arbitragem | Foto: Leonardo Fister / FGF

O segundo dia da 21ª pré-temporada para árbitros e árbitros assistentes da Federação Gaúcha de Futebol - FGF foi bastante movimentado. Ao longo desta quinta-feira (11), a Comissão Estadual de Árbitros de Futebol do Rio Grande do Sul - CEAF/RS realizou os primeiros trabalhos práticos e teóricos para arbitragem gaúcha. 


No turno da manhã, os profissionais do apito fizeram atividades práticas no Estádio Homero Soldateli, em Flores da Cunha. Na primeira metade, árbitros e assistentes foram separados em dois grupos e realizaram um trabalho de deslocamento e posicionamento para tomada de decisões. Em seguida, houve um exercício envolvendo lances de penalidades e faltas táticas. 


À tarde, a arbitragem acompanhou uma aula teórica sobre leitura de jogo e posicionamento em campo, ministrada pelo árbitro Rafael Klein, que, junto da árbitra assistente Maíra Mastella Moreira, passou a integrar o quadro de árbitros da FIFA neste ano.


– Essa é a minha sétima participação em uma pré-temporada. A primeira foi em 2018. Desde lá, eu vejo o quanto a gente tem evoluído, principalmente na questão de aprimorar alguns conceitos e alinhar critérios. Essa também é uma oportunidade de conviver com os demais árbitros, o que nos permite trocar muitas experiências de trabalho – comentou Rafael Klein.


– A pré-temporada é de suma importância, porque é o início de um ano de trabalho e nos permite alinhar muitas questões. Além disso, é uma experiência que nos agrega muito e ajuda a qualificar o nosso desempenho em campo. Por isso, estou muito feliz de estar aqui participando de mais uma, tanto para aprender mais quanto para trocar experiências. Afinal, este ano temos colegas que vieram pela primeira vez e isso possibilita uma troca de conhecimento entre os mais novos e os mais experientes – enfatizou Maíra Mastella Moreira.


Letramento Racial


Dando sequência a mais uma etapa do projeto Protocolo Zero: Fim de Jogo para o Racismo, os árbitros e árbitros assistentes participaram de uma ação de Letramento Racial, promovida em conjunto com a Odabá - Associação de Afroempreendedorismo. A palestra contou com a presença do diretor jurídico da FGF, Gilson Kroeff, da psicóloga e gestora de projetos da Odabá, Maiara Medeiros, e da socióloga da Odabá, Nina Fola.


Ao longo do letramento, os profissionais da arbitragem participaram de conversas que abordaram temas como racismo estrutural, história e sociologia. Eles também receberam orientações, baseadas no Protocolo FIFA, de como proceder caso aconteçam casos de racismo nos estádios.



Leonardo Fister / FGF