Arena na Copa América

Divulgados estádios e cidades-sede da Copa América Brasil 2019

19 SET 2018 15:00

A Conmebol divulgou, na última terça-feira (18), a relação de estádios aprovados para sediar a Copa América Brasil 2019. A entidade máxima do futebol sul-americano aceitou a proposta apresentada pelo Comitê Organizador Local (COL) da competição que contará com seis estádios para a disputa do torneio de seleções mais antigo do mundo. 

A Arena do Grêmio, em Porto Alegre, foi definida como local de uma das semifinais, tendo o Mineirão em Belo Horizonte (MG) como a outra sede. O Estádio Morumbi em São Paulo (SP)foi escolhido para receber a abertura e a grande final será no Estádio do Maracanã na cidade do Rio de Janeiro (RJ). Arena Fonte Nova em Salvador (BA) e Allianz Parque em São Paulo (SP)  completam a relação de estádios da competição. O próximo passo para a confirmação de todos os estádios é a assinatura dos contratos com cada gestor.

Após mais de 30 anos longe do solo brasileiro, a Copa América retorna ao Brasil para sua 46ª edição. A competição terá a participação de 12 seleções nacionais. Além da Seleção Brasileira e dos demais nove países sul-americanos membros da Conmebol, o Japão e o Qatar participarão como convidados. Rogério Caboclo, Presidente do Comitê Organizador Local da Copa América Brasil 2019, comentou a escolha das sedes para a disputa do torneio.

- Nosso objetivo foi selecionar estádios modernos, com grande capacidade de público e que tenham operação regular em partidas de futebol e shows internacionais. Combinamos estádios usados na Copa do Mundo da FIFA 2014 com outros que ainda não participaram dos grandes eventos realizados no Brasil. Além disso, preservamos a recuperação física dos atletas e a qualidade do espetáculo com a premissa de não haver viagens acima de três horas entre as sedes - destacou Rogério Caboclo.

A Arena do Grêmio

Capacidade:
- 55.662 torcedores (conforme liberação do Corpo de Bombeiros)
 
 
Serviços e Infraestrutura
- 2.200 vagas de estacionamento interno, 3.500 vagas em estacionamento externo
- 135 camarotes
- 274 assentos para pessoas portadoras de necessidades especiais (deficientes físicos, mobilidade reduzida e obesos)
- Auditório com 314 lugares
- 4 vestiários padrão Fifa, com área coberta para aquecimento dos jogadores, banheiras de hidromassagem e piscinas de gelo, além de salas especiais para Técnicos e Comissão Técnica
- 34 cabines de imprensa, sendo 17 de rádio e 17 de TV
- 58 bares e 1 restaurante panorâmico
- 200 mil metros quadrados de área coberta
- Mais de 194 mil metros quadrados de area construída
- 56 metros de altura
- Dimensão do campo: 68m X 105m
- Iluminação: 408 refletores
- 239 câmeras de monitoramento interno e externo
- 2 Centros de Controle de Operações
- 18 elevadores (sendo 4 para cargas)
- 246 banheiros, com acessibilidade total
- 4 rampas de acesso, 107 catracas, 24 portões de acesso para torcedores, 6 portões de acesso para carros
- Dois telões de 96 metros quadrados cada