Atletas das categorias de base do Grêmio visitam exposição sobre Everaldo | Créditos: Angelo Pieretti/FGF
A exposição em homenagem a Everaldo, na sede da Federação Gaúcha de Futebol - FGF, recebeu nesta sexta-feira (28) a visita de atletas das categorias de base do Grêmio. O espaço, denominado de "O Gauchão da Copa", lembra a história do ex-lateral tricampeão mundial com a seleção brasileira em 1970 e marcado na história do Grêmio como a estrela na bandeira do clube.
Atletas das categorias sub-14, sub-15, sub-16, sub-17 e sub-20 tiveram a oportunidade de conhecer um pouco da história do ex-atleta gremista. A apresentação da exposição foi realizada pelo jornalista Silvio Benfica, um dos idealizadores do projeto.
- É maravilhoso receber atletas das categorias de base do Grêmio. Eles vão conhecer uma parte fantástica da história do Grêmio. É o jogador que virou estrela na bandeira, que foi tricampeão mundial com a seleção brasileira. A gente poder transmitir isso para eles é fascinante - disse Benfica.
- Pensamos em contemplar um pouco de cada categoria para visitar a exposição. Convidamos eles para conhecerem a história de atletas importantes que passaram pelo clube e isso faz total diferença na formação deles - declarou a pedagoga das categorias de base do Grêmio, Gheisa Neves.
A exposição "O Gauchão da Copa" chega ao seu último dia de exposição. Nela, foram exibidas uma das camisas da seleção brasileira de 1970 usada por Everaldo, medalhas, uma réplica da taça Jules Rimet, fotos e demais artigos pessoais, como a roupa vestida pelo ex-lateral no retorno ao Rio Grande do Sul após a conquista da Copa disputada no México. Everaldo foi o primeiro jogador campeão mundial representando um clube gaúcho.
Texto por Angelo Pieretti sob supervisão de Lucas Rizzatti