RIVALIDADE HISTÓRICA
Bagé e Guarany fazem neste domingo clássico que marca os 100 anos do Ba-Gua e a volta do público aos estádios

Lucas Rizzatti
04 SET 2021 11:50

Para marcar esse jogo histórico, os capitães das equipes usarão uma braçadeira personalizada alusiva ao centenário desta que é uma das maiores rivalidades do futebol gaúcho. A transmissão da partida será aberta gratuitamente no Facebook da FGF, além da FGF TV.

O primeiro Ba-Gua foi disputado em 31 de julho de 1921. O empate em 2 a 2 da ocasião já sinalizava que esse embate seria para sempre pautado por equilíbrio e por muita disputa. Nos anos 1940, o clássico passou a ganhar o famoso apelido, obra do jornalista e pesquisador bajeense Mário Nogueira Lopes.

Mas, muito antes de o jogo receber um nome próprio, a rivalidade já impulsionava os dois clubes a construírem uma rica história no cenário estadual e a se tornarem instituições tradicionais e longevas, orgulhos da identidade do povo fronteiriço. Nos mais de 100 anos de existência de cada clube, venceram dezenas de títulos de relevo, tendo como ponto alto as conquistas dos Campeonatos Gaúchos de 1920 e 1938 com o Guarany e de 1925 com o Bagé.