Na elite do futebol feminino
Gurias do Juventude empatam com o Fortaleza e garantem acesso ao Brasileirão Feminino A1 2025

Leonardo Fister
09 JUL 2024 15:54
Colaboração: Angelo Pieretti

Empate garantiu as gurias do Juventude na elite do futebol brasileiro | Foto: Nathan Bizotto/ECJ

As Gurias do Juventude garantiram uma vaga no Brasileirão Feminino A1 2025 após empatarem com o Fortaleza por 2 a 2, na tarde desta terça-feira (09), pelo jogo de volta das quartas de final do Brasileirão Feminino A2. Kety, de pênalti, e Ana Caroline anotaram para as Jaconeras, enquanto Natália e Bea, também de pênalti, marcaram para as Leoas. O duelo disputado no Estádio Alfredo Jaconi, começou na noite da última segunda-feira (08), mas a densa neblina que atingiu a cidade de Caxias do Sul fez com que a partida fosse interrompida e retomada nesta tarde. Com o resultado, as Esmeraldas, que já haviam vencido o jogo de ida por 1 a 0, também asseguraram um lugar nas semifinais da competição. O adversário do Juventude será o Instituto 3b - AM. As datas bases para os confrontos são os dias 13 e 20 de julho.


Com a classificação das Esmeraldas, o Rio Grande do Sul terá pela primeira vez três representantes na elite do futebol feminino brasileiro


O jogo


Mesmo podendo empatar, o Juventude começou atacando. Logo no primeiro minuto de jogo, Ana Caroline foi derrubada na área. Pênalti. Kety cobrou e abriu o placar. As Jaconeras seguiram dominando o confronto e, aos 26, Thalita aproveitou uma sobra na área e tocou para as redes anotando o segundo. O gol não abalou o Fortaleza. Um minuto depois, Natália invadiu a área e tocou na saída de Claudia, descontando o placar. 


Na segunda etapa, as visitantes voltaram melhor e começaram a pressionar em busca do empate. Aos 17 minutos, a bola tocou na mão da zagueira Beta dentro da área. Pênalti para o Fortaleza. Bea cobrou e converteu, empatando a partida. Aos 27, a árbitra Andressa Hartmann interrompeu a partida, em razão da forte neblina em Caxias do Sul. Após deliberação da arbitragem com os clubes, foi decidido pela suspensão do jogo, que seria retomado na tarde desta terça-feira. 


No recomeço de jogo, as gurias do Juventude levaram perigo em oportunidades com Emmily Karla, aos 30, e com Anna Caroline e Bell Silva, aos 39 minutos do segundo tempo. Pelo lado do Fortaleza, as jogadoras tentavam buscar o gol que levaria a definição do acesso para os pênaltis, mas as Jaconeras resistiram e conquistaram a classificação para o Brasileirão Feminino A1 2025.


Nathan Bizotto/ECJ