Brasileiro SUB20

VIII Brasileiro Sub-20 Edição 2013

04 DEZ 2013 15:04

                                                               

 

Com a organização e coordenação da Federação Gaúcha de Futebol, terá início no próximo dia 5 de Dezembro o VIII Brasileiro Sub-20 - Edição 2013.

Os jogos deste ano ocorrerão nos Estádios (1) Passo D´Areia em Porto Alegre, (2) Morada dos Quero-Queros em Alvorada e Vieira Ramos em Gravataí. A final está prevista para o dia 21/12/2013, no Estádio Passo D´Areia. A competição foi idealizada e criada em 2006 pelo Presidente  da Federação Gaúcha de Futebol Francisco Novelletto, e tem por objetivo o incentivo e valorização da categoria de base para atletas de até 20 anos de idade. A partir de 2007, o torneio passou a ser disputado apenas por clubes que integram a primeira divisão do futebol brasileiro em nível profissional e hoje está consolidado como um dos principais torneios realizados no Brasil. O Internacional foi o primeiro campeão, vencendo o rival Grêmio na final pelo placar de 4 a 0. O Cruzeiro-MG foi o segundo vencedor, derrotando o Inter por 1 a 0. Já na terceira edição, o Grêmio levou o título ao vencer o Sport por 2 a 1. O tricolor gaúcho sagrou-se bicampeão no ano seguinte, ao derrotar o Atlético-MG por 1 a 0. Na edição de 2010, o  Cruzeiro conquistou seu segundo título ao bater o Palmeiras nos pênaltis por 4 a 2.

O ano de 2011 foi a vez dos times que nunca tinham tido o privilégio de ter jogado uma final da competição. Se enfrentaram o América Mineiro e o Fluminense e o clube mineiro levou a melhor e conquistou assim seu primeiro título do Brasileiro sub-20. na Edição de 2012 o Grande Capeão foi o Cruzeiro de Minas Gerais.  Uma curiosidade é que até então somente Clubes do Rio Grande do Sul e de Minas Gerais conquistaram o título nas  7 edições anteriores. O Internacional segue líder do ranking por pontos ganhos.

 Os grupos da edição 2013  estão assim compostos:

Grupo A – Estádio Passo D’Areia – Porto Alegre: Ponte Preta, Coritiba, Fluminense,  Link: Download