Carta aberta - Francisco Novelletto Neto

01 NOV 2019 19:42

Aos dirigentes de clubes filiados a FGF, amigos da imprensa, torcedores do futebol gaúcho.

Tomo a liberdade de me dirigir, pessoal e publicamente, a toda comunidade futebolista do Rio Grande do Sul para abordar a minha trajetória enquanto estive na honrosa posição de presidente desta grande entidade que é a Federação Gaúcha de Futebol.

Desde já gostaria de registrar que, com o apoio e a confiança de todos os senhores acredito que conseguimos elevar ainda mais o nível do nosso futebol, consolidando a FGF entre as três maiores entidades do Brasil.

Após 16 anos na presidência da FGF, aproxima-se a hora de minha despedida, mas não se encerra a minha luta em favor do futebol gaúcho. Na medida em que na condição de vice-presidente da Confederação Brasileira de Futebol(CBF), estarei sempre buscando em conjunto com a nova diretoria da FGF, atender as demandas da Federação.

Dentre os vários projetos e metas que planejei para quando estivesse à frente da FGF cito a profissionalização do futebol, o foco no marketing comercial, o fortalecimento de nossos clubes, o fomento do futebol em todas as regiões do estado, uma nova sede — a altura da história e importância da FGF. Não menos importante, também estava a melhoria das relações e convivência entre os dirigentes e, o estreitamente das relações do nossos parceiros  e patrocinadores com os lcubes.

Foi então que imaginei que, realizando os conselhos técnicos fora da sede da FGF ou mesmo proporcionando alguma viagem que viabilizasse o convívio entres todos, dirigentes e esposas e também representantes dos patrocinadores pudesse ser o caminho para alinhar o futebol, o business e o relacionamento cortês entre todos.

Muitos não tinham a visão correta desta ação. Pensavam e comentavam questões outras que jamais existiram. Felizmente meu trabalho, meu círculo de relacionamento e minha credibilidade sempre foram  desde a minha eleição em 2003, os meus maiores e melhores cabos eleitorais. Registro que jamais fiz campanha para qualquer eleição ou reeleição minha na FGF.

Mantive-me firme e com a tranquilidade de quem sempre acreditou estar no caminho certo.

Vejam que mesmo com um cenário econômico em crise em nosso país, mesmo com muitos boatos e até mesmo desejos equivocados digam-se, de que a melhoria do futebol brasileiro passa pelo fim dos Estaduais, a FGF conquistou NOVOS patrocinadores, são eles:

TOPPER: Fornecedora oficial de bolas para uso em todas competições oficiais da FGF

GRUPO NEXEN: Fornecedora da energia fotovoltaica da FGF

XBRI PNEUS: Multinacional fabricante de pneus

Mas não basta a prospecção de novos parceiros. É preciso saber manter e valorizar as empresas que estiveram ao lado da FGF nos últimos anos:

REDE GLOBO E RBS TV: parceria de transmissão com a fundamental para o desenvolvimento, divulgação e maior poder de comercialização de cotas de patrocínio

PATROCINADORES

CAPEMISA SEGURADORA: renovado contrato de naming rights para a sede da FGF por mais 5 anos;

POSTOS IPIRANGA: detentora do naming rights do Gauchão 2020. Parceira da FGF desde 2015;

Apoiadores:

Grupo Dimed (PANVEL)

Sicredi CENTRAL SUL;

Doctor Clin

Grupo Lebes

Penso que termos essas grandes empresas ao lado da FGF e também o ótimo relacionamento mantido entre os dirigentes são a prova de que ousadia e um projeto sólido e correto são fundamentais para o sucesso e nível atingido pelo futebol gaúcho nos últimos anos.

Ao total, atingimos aproximadamente a cifra de 40 milhões de reais com a comercialização de direitos de transmissão e cotas de patrocínio. Quantia expressiva e que demonstra a força e o potencial da FGF e do futebol gaúcho.

A todos deixo o meu agradecimento. O agradecimento por acreditarem no projeto FGF, por entenderem que a premissa primordial de um negócio de sucesso é a credibilidade. Por compreenderem que as relações comerciais e pessoais se iniciam por uma grande rede de networking.

E nada mais justo que encerrar meu último conselho técnico de Gauchão Ipiranga com uma viagem para Miami nos EUA, onde estarão presentes, patrocinadores, dirigentes e outros convidados a fim de comemorarmos e celebrarmos esse momento e, principalmente nos aproximarmos ainda mais para tratarmos assuntos comerciais para a continuidade de toda parceira sempre em prol de fortalecer o futebol gaúcho.

Grande abraço.

Chico Novelletto