Escala de arbitragem
Escala de arbitragem da Copa FGF será por audiência pública

Angelo Pieretti
13 SET 2021 14:45

A Comissão Estadual de Arbitragem de Futebol - CEAF/RS informa que as escalas de arbitragem para os jogos da Copa FGF - Troféu Dirceu Castro serão feitas por meio de audiência pública. A decisão tem por objetivo propiciar avaliação frequente dos árbitros, que serão indicados pela Comissão.

De acordo com o presidente da CEAF/RS, Luiz Fernando Gomes Moreira, o novo formato trará mais rodagem para a arbitragem gaúcha:

- Com o sorteio, o árbitro pode ficar de fora por várias partidas seguidas e, quando for apitar, estará fora de foco de jogo.

Para cada confronto, será definido um árbitro, dois auxiliares e um quarto árbitro. Neste ano, a Copa FGF será a única competição com o novo formato para definição de árbitros. Para 2022, o presidente da Federação Gaúcha de Futebol - FGF, Luciano Hocsman, e o presidente da CEAF/RS avaliarão quais competições serão feitas por sorteio ou audiência pública. 

A Copa FGF começa no dia 15 de setembro e terá 18 clubes participantes, divididos em três chaves de seis equipes, com jogos em turno e returno, totalizando dez rodadas na fase inicial. Classificam-se para as quartas de final os dois melhores colocados de cada chave e os dois melhores terceiros entre os três grupos. As fases eliminatórias de quartas, semifinais e finais serão disputadas em jogos de ida e volta, sem gol qualificado. O campeão da Copa FGF assegura vaga na Copa do Brasil 2022 e também disputa a Recopa Gaúcha 2022, com o Grêmio, campeão do Gauchão 2021.

Texto de Angelo Pieretti, com supervisão de Christiane Matos