Evento ocorreu no auditório da FGF | Foto: Leonardo Fister/FGF
A Comissão Estadual de Árbitros de Futebol do Rio Grande do Sul - CEAF/RS realizou a abertura da 22ª Pré-Temporada da Arbitragem Gaúcha, na tarde desta terça-feira (17). A cerimônia, que ocorreu no auditório da Federação Gaúcha de Fuetbol - FGF, contou com a presença do presidente da FGF, Luciano Hocsman, do secretário-geral, Mauro Rocha, do diretor financeiro, Marcelo Ducati, e do diretor jurídico, Gilson Kroeff. Também compareceram, o presidente da CEAF/RS, Leandro Vuaden, os demais membros da Comissão de Arbitragem, além dos árbitros e árbitros assistentes do quadro da CEAF/RS.
Na abertura do evento, o presidente da FGF, Luciano Hocsman, ressaltou a importância do trabalho da arbitragem e destacou que a Federação está à disposição do quadro de árbitros.
– O trabalho de vocês ajuda muito a subir o nível do futebol gaúcho. Quero destacar que a Federação está de portas abertas para proporcionar todo o apoio, a fim de que vocês possam realizar este trabalho da melhor forma possível. Desejo a todos sucesso e uma ótima pré-temporada – afirmou Hocsman.
Em seguida, o presidente da CEAF/RS, Leandro Vuaden, agradeceu à FGF pelo apoio e falou sobre a questão de trabalhar o lado humano da arbitragem como uma das filosofias desta pré-temporada.
– Gostaria de agradecer à FGF por, mais uma vez, proporcionar esse momento aos árbitros. Quero lembrar que seguiremos com a filosofia de tratar todos vocês como seres humanos. Vamos trabalhar juntos para potencializar o dom de cada um e permitir que vocês possam atingir seus objetivos e atuar com leveza dentro de campo – salientou Vuaden.
Ao final da cerimônia, os cinco árbitros FIFA do quadro da CEAF/RS foram homenageados pelas atuações ao longo da temporada. Os árbitros Anderson Daronco e Rafael Klein apitaram, respectivamente, o jogo de volta da semifinal e o duelo de ida da final da Copa do Brasil. O árbitro assistente Rafael Alves atuou na final masculina dos Jogos Olímpicos de Paris. Já a árbitra assistente Maíra Mastella Moreira trabalhou na decisão da Copa do Mundo Feminina Sub-17. Por fim, o árbitro Daniel Bins atuou como árbitro de vídeo na final da Copa América. Os cinco receberam camisetas especiais da Seleção Gaúcha de Futebol.
A Pré-Temporada
Até o dia 21 de dezembro, os árbitros e árbitros assistentes vão participar de atividades teóricas e práticas, que objetivam potencializar o desempenho da arbitragem para as competições que serão disputadas em 2025. Os treinos ocorrerão no CT RGM, em Gravataí. Uma das novidades da pré-temporada deste ano será o treinamento específico para o Árbitro de Vídeo – VAR, que será utilizado em todos os jogos do Gauchão Superbet 2025.