Cerimônia de encerramento ocorreu neste sábado (21) | Foto: Leonardo Fister/FGF
A 22ª Pré-Temporada da Arbitragem Gaúcha chegou ao fim neste sábado (21). A cerimônia de encerramento ocorreu no Hotel Intercity, em Gravataí. Estavam presentes o presidente da Federação Gaúcha de Futebol - FGF, Luciano Hocsman, o presidente da Comissão Estadual de Árbitros de Futebol do Rio Grande do Sul - CEAF/RS, Leandro Vuaden, os demais membros da Comissão de Arbitragem, além dos árbitros e árbitros assistentes do quadro da CEAF/RS.
Ao longo do evento, os árbitros e árbitros assistentes receberam os certificados de homologação do treinamento para o Árbitro de Vídeo – VAR, assim como o de participação nas atividades da pré-temporada. Em sua última conversa com a arbitragem, o presidente da FGF, Luciano Hocsman, manifestou confiança no trabalho e lembrou que o VAR é uma ferramenta de auxílio para os árbitros.
– Reforço minha confiança no trabalho de vocês, pois temos um dos melhores quadros de arbitragem do Brasil. Por isso, continuem se preparando e lembrem que o VAR é uma ferramenta que está a favor de vocês no campo de jogo. Tenho certeza que todos farão um excelente Campeonato Gaúcho – finalizou Hocsman.
Após o encontro, o presidente da CEAF/RS, Leandro Vuaden comentou sobre os treinamentos realizados na pré-temporada.
– A pré-temporada tem um poder muito grande de potencializar o dom que cada um tem. Nesta edição, por exemplo, quase todas as atividades foram práticas. Alguns ainda não estavam ambientados com o VAR e tiveram a oportunidade de se familiarizar durante as atividades. Tudo isso é muito importante. Afinal, assim com acontece com os atletas, o árbitro de futebol só alcança a excelência treinando – destacou Vuaden.
Ele também falou sobre as expectativas para o Gauchão Superbet 2025.
– A expectativa para o campeonato é muito grande. Até porque tivemos uma mudança de fórmula. Após a primeira fase, teremos uma semifinal, além de um mata-mata do 5º ao 8º colocado e do 9º ao 12º lugar. Então é um formato muito interessante, no qual a presença do VAR em todos os jogos torna a repercussão do torneio ainda maior. Mas tenho certeza de que pela qualidade dos profissionais, nossa arbitragem vai dar conta do recado e, consequentemente, cumprir com o nosso papel de legitimar o resultado de uma partida – finalizou.