Formação de árbitros
CEAF/RS realiza prova com alunos do curso de arbitragem

Angelo Pieretti
12 SET 2022 17:40

Aula realizada na sede da FGF | Créditos: Divulgação/FGF


A Comissão Estadual de Árbitros de Futebol do Rio Grande do Sul - CEAF/RS realizou no sábado (10) mais uma aula em formato híbrido com a aplicação de uma prova individual para os alunos presenciais e para os alunos presentes de forma virtual. As aulas acontecem no auditório da sede da Federação Gaúcha de Futebol - FGF e com transmissão para os alunos do Interior.

Após a prova, os alunos acompanharam a explanação do ex-árbitro assistente e instrutor da CEAF/RS Élio Nepomuceno. O procurador do Tribunal de Justiça Desportiva - TJD/RS Dr. Renan Eduardo Cardoso falou sobre o preenchimento da súmula. O presidente da CEAF/RS, Luiz Fernando Gomes Moreira, também palestrou sobre os procedimentos e atribuições do quarto árbitro.

- O resultado da prova foi satisfatório. Ela serviu para vermos como os alunos estão assimilando as interpretações e regras do jogo. O resultado positivo nos dá certeza de que estamos no caminho certo no ensinamento - disse Luiz Fernando Gomes Moreira.

No próximo sábado (17), os alunos terão uma nova dinâmica no SESC Protásio Alves, em Porto Alegre, quando será realizada uma partida com arbitragem dos alunos e instruções da Comissão. Em outubro, há previsão de uma nova dinâmica também em campo, mas com a presença de "árbitros sombras", que são árbitros do quadro da FGF que darão instruções de posicionamento dentro de campo com a partida em andamento.

O curso de formação de árbitro e árbitro assistente de futebol de campo iniciou em julho e tem previsão de conclusão para dezembro. A iniciativa tem como objetivo reforçar o quadro de arbitragem da CEAF/RS.

Texto por Angelo Pieretti sob supervisão de Lucas Rizzatti