Reunião ocorreu no auditório da Federação Gaúcha de Futebol | Foto: Lucas Freitas/FGF
A Comissão Estadual de Árbitros de Futebol do Rio Grande do Sul - CEAF/RS realizou, na tarde desta segunda-feira (20), a reunião técnica preparatória com os árbitros e árbitros assistentes para o Gauchão Superbet 2025. O encontro aconteceu na sede da Federação Gaúcha de Futebol - FGF.
Estavam presentes no encontro o presidente da FGF, Luciano Hocsman, o diretor financeiro, Marcelo Ducati, o secretário-geral, Mauro Rocha, e o diretor jurídico, Gilson Kroeff. Também marcaram presença o presidente da CEAF/RS, Leandro Vuaden, os coordenadores da CEAF/RS, Paulo Ricardo Silva Conceição, Élio Nepomuceno de Andrade Junior e Francisco de Paula dos Santos Silva Neto, a psicóloga e gestora de projetos da Odabá - Associação de Afroempreendedorismo, Maiara Medeiros, a socióloga da Odabá, Nina Fola, além dos árbitros e árbitros assistentes que participaram da 22ª Pré-Temporada da Arbitragem.
A reunião tratou sobre procedimentos técnicos, disciplinares e diretrizes para intervenção do VAR. Neste ano, pela primeira vez, todas as partidas do Gauchão Superbet 2025 terão o auxílio do Árbitro de Vídeo.
Durante o encontro, o presidente da FGF, Luciano Hocsman, falou sobre a expectativa para o Estadual e elogiou a qualidade da arbitragem gaúcha.
– Acredito que teremos um campeonato com muitas emoções. Quero lembrar também que temos um dos melhores quadros de arbitragem do Brasil. E tenho plena confiança, ainda mais com o reforço do VAR em todos os jogos, que vocês farão um excelente Campeonato Gaúcho – afirmou Hocsman.
Em sua fala aos árbitros e árbitros assistentes, o presidente da CEAF/RS, Leandro Vuaden, destacou sobre o uso do VAR em todas as partidas do Gauchão deste ano.
– O Gauchão é uma competição muito importante. Neste ano, temos a oportunidade ímpar de oportunizar trabalhos para os árbitros com a utilização do VAR em todos os jogos. Estamos fazendo os últimos ajustes e passando as últimas orientações para que a arbitragem possa fazer o seu melhor durante o campeonato – declarou Vuaden.
A psicóloga da Odabá, Maiara Medeiros, ressaltou as ações do "Protocolo Zero: Fim de jogo para o Racismo", que serão realizadas ao longo do Gauchão Superbet 2025.
– Este é um assunto muito importante, que vem ganhando ainda mais força nos últimos anos. Nesta temporada, vamos promover ações especiais em 12 jogos da primeira fase do Gauchão, sendo uma partida por clube mandante. Vamos entregar brindes, informativos e conversar com as pessoas nos estádios, convidando todos a se engajarem no combate ao racismo – finalizou Maiara.