Decisão em caráter excepcional
Clubes e Federação reconhecem inviabilidade para continuidade da Divisão de Acesso 2020

21 AGO 2020 19:02:14


Crédito: Arte / FGF

A Federação Gaúcha de Futebol informa que a Divisão de Acesso 2020 está finalizada. A decisão ocorreu na tarde desta sexta-feira (21), após nova videoconferência entre os representantes dos 16 clubes e a diretoria da entidade.

Federação e clubes da Divisão de Acesso têm nova rodada de conversas
Federação doa mil cestas básicas a clubes do Acesso e Segunda Divisão

A questão da continuidade da competição foi colocada em deliberação após a Federação ter recebido manifestações de clubes no sentido da impossibilidade sanitária, organizacional e financeira. No fim da reunião, houve o reconhecimento de 15 dirigentes pela inviabilidade da retomada do certame na atual temporada.

Do total de 16 participantes, 12 afirmaram não possuir condições de cumprir os protocolos exigidos por órgãos governamentais. A FGF esclareceu que, por ser uma competição obrigatória, com ascenso e descenso - e não de adesão -, não seria possível viabilizá-la apenas com os clubes remanescentes, o que infringiria o seu Estatuto, o Congresso Técnico e os princípios do Estatuto do Torcedor.

Diante do quadro de total excepcionalidade que, lamentavelmente, se impôs, a Federação se colocou à disposição para auxiliar os clubes a negociar com os atletas, visando minimizar eventuais prejuízos financeiros a todos os envolvidos - clubes, jogadores e demais profissionais.

Por fim, a Federação informa que novamente não medirá esforços para que a competição do próximo ano seja tão exitosa quanto a que a entidade esperava para esta temporada.

A entidade ressalta, também, que encontra-se aberta para, em caso de melhoria das condições sanitárias no Estado, propor ainda no presente ano uma competição que congregue o máximo de clubes e profissionais, restabelecendo no território gaúcho a alegria que a prática do futebol propõe.