Campeonato Brasileiro
Clubes gaúchos iniciam caminhada nas quatro divisões do Brasileirão

Lucas Rizzatti
08 ABR 2022 18:35


É hora de os nossos clubes se espalharem pelo país e representarem o futebol do Rio Grande do Sul nas quatro divisões nacionais do Brasil. Neste fim de semana, começa o Campeonato Brasileiro nas Séries A, B e C - a Série D inicia mais à frente, no domingo (17). Serão, no total, nove times gaúchos em campo.

Na Série A, o Internacional estreia no domingo (10), às 16h, diante do Atlético-MG, atual campeão, em Belo Horizonte. O desafio do Juventude é na segunda-feira (11), às 20h, contra o Bragantino, em Caxias do Sul.

Em busca do acesso para voltar à primeira divisão, o Grêmio, atual pentacampeão estadual, faz seu primeiro jogo na Série B no sábado (09), às 16h30, contra a Ponte Preta, em Campinas. Serão 38 rodadas, em turno e returno, em que os quatro melhores ascendem à elite.

A Série C mudou de fórmula. Agora, a primeira fase é disputada em pontos corridos, em turno único. Os oito melhores avançam à segunda fase, dividida em dois grupos, em que os dois primeiros de cada chave sobem à Série B. Vice-campeão gaúcho, o Ypiranga estreia neste sábado (09), às 11h, contra a Aparecidense, em Erechim. No mesmo dia, às 18h, o São José visita o Botafogo, da Paraíba. Na segunda-feira (11), às 20h, o Brasil-Pel recebe o Manaus em Pelotas.

A Série D começa no domingo (17) para Aimoré e São Luiz. O Índio Capilé recebe o Marcílio Dias às 15h, em São Leopoldo. O Rubro visita o Juventus às 16h, em Santa Catarina. Com o adiamento de seu jogo na primeira rodada, o Caxias estreia no sábado (24), às 15h, contra o Juventus-SC, em Caxias do Sul. A primeira fase tem 64 clubes divididos em oito grupos, em que os quatro melhores avançam para o mata-mata, que se estende em: segunda fase, oitavas, quartas, semifinal e final. Os quatro times da semifinal garantem o acesso à Série C.