Começa a Copa Internacional Ipiranga de Futebol Sub-20

03 DEZ 2017 22:00

Começou no sábado a 2ª Copa Internacional Ipiranga Sub-20, competição organizada pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF) e que será disputada até o dia 17 de dezembro. São 14 equipes brasileiras e 6 times da América Latina, divididas quatro grupos com cinco times cada em quatro sedes: CT Morada dos Quero-Queros (Alvorada), Campo da PUCRS (Porto Alegre), Campo do SESC (Porto Alegre) e Estádio do Vale (Novo Hamburgo). As equipes jogarão entre si dentro de cada chave em jogos de turno único e os dois primeiros colocados se classificam para as quartas de final.

O Juventude enfrentou o Cruzeiro na manhã do domingo (03/12), nos estádio do Vale em Novo Hamburgo, e conseguiu um ótimo resultado. A partida foi marcada pelo equilíbrio durante os 90 minutos, mas o Verdão foi mais eficiente e conseguiu vencer pelo placar de 3×2. Os gols foram marcados por Arthur Taufer, Denner e Ivanaldo. Os dois gols do Cruzeiro foram marcados por Thiago. Essa foi a estreia do técnico Itaqui no comando da equipe sub-20. Com características parecidas, de toque de bola, o primeiro tempo foi marcado pelo equilíbrio e forte marcação. No primeiro vacilo da zaga Alviverde, Thiago, aos 17 minutos, recebeu livre e fez 1×0 para o cruzeiro. Atrás no placar, o Verdão foi para cima, e após cobrança de escanteio, a bola viajou pela grande área e sobrou para Arthur Taufer, livre, marcar de cabeça. 1×1.

Se o primeiro tempo acabou equilibrado, no segundo o Ju começou em cima. Bagé aos 9 minutos fez grande jogada e encontrou Denner livre, dentro da área, o camisa dez soltou uma bomba na gaveta, virada Alviverde. 2×1. O Ju vinha melhor até os 14 minutos, quando o lateral Fernando, que fazia boa partida, recebeu o segundo amarelo e foi expulso. Com um jogador a mais, o Cruzeiro foi para cima, mas só conseguiu marcar aos 40, em pênalti duvidoso, Thiago bateu e converteu. 2×2. Com 4 minutos de acréscimo, quando parecia que o jogo ia terminar empatado, Ivanaldo, aos 47 minutos, arrisca de fora da área e acerta o canto do goleiro, golaço. Final de jogo Juventude 3 x 2 Cruzeiro. Já na outra partida do Grupo C, o Huracan da Argentina venceu por 3 a 0 o Flamengo.

O Huracan abriu o placar aos 33 minutos, em pênalti cobrado por Matias Juárez. Foi a primeira finalização a gol da equipe argentina na partida. Aos 36, em falha da defesa na saída de bola, Martín roubou de Aderlan e bateu no canto para fazer o segundo. Os Garotos do Ninho voltaram para o segundo tempo com três alterações e a mentalidade de partir para cima dos argentinos em busca do empate, mas sofreram um duro golpe logo aos sete minutos. Hugo Souza dominou a bola errado após recuo e Martin ficou com o gol vazio para fazer o terceiro gol do Huracan.
 
O atual campeão, São Paulo, abriu a edição de 2017 do torneio às 11h da manhã de sábado vencendo o Lanús da Argentina por 1 a 0, gol de Fabinho, no CT Morada dos Quero-Queros, partida válida pelo Grupo D. Este é o grupo em que está o Internacional, que descansou na rodada. Na outra partida do Grupo D, a Chapecoense aplicou um 5 a 1 no Argentino Juniors.

No Grupo A, neste domingo, o Grêmio ficou no empate, em 1 a 1, com o Defensor do Uruguai. O Tricolor saiu na frente, com gol de Renam, mas sofreu o empate com Batista. Na outra partida do grupo, o Fluminense entrou em campo também neste domingo contra o Nacional-URU e acabou perdendo para o campeão uruguaio por 2 a 1, de virada, após ter um jogador expulso no início do segundo tempo. O gol do Flu foi marcado por Caio e marcaram para os uruguaios Guillermo May e Agustin Chopitea. Melhor no primeiro tempo, a molecada de Xerém tomou conta do jogo e chegou ao gol, após linda jogada de Lucas, que invadiu a área e cruzou para Caio abrir o placar. O Tricolor dominava até o juiz expulsar o autor do gol. Com um a menos, o Flu não conseguiu segurar a pressão adversária e acabou sofrendo dois gols.

No Grupo B, a equipe sub- 20 do Atlético venceu o Corinthians por 3 a 1, na noite de sábado, no Campo da PUC. Logo aos cinco minutos, Bilu foi lançado em profundidade pela direita e tocou por cobertura para abrir o placar para o Corinthians. O Galinho empatou com Marco Túlio. Depois, Franklin cabeceou contra o próprio gol defendido e os mineiros viraram o jogo. O Atlético passou a controlar as ações do jogo, apesar de o Corinthians ter ficado mais tempo com a bola.

De falta, aos 35 minutos, o adversário chegou ao terceiro gol com Daniel e deu números finais à partida. No outro jogo do grupo, com gol de Douglas, o Sub-20 do Bahia venceu o Botafogo na estreia da Copa Ipiranga por 1 a 0. Apesar de ter a bola por mais tempo, o Alvinegro sofreu um gol aos 25 da segunda etapa e não conseguiu reagir.