Homenagem
Copa FGF 2022 homenageará Tarciso Flecha Negra

Angelo Pieretti
13 MAI 2022 18:37


A Federação Gaúcha de Futebol – FGF anuncia, na tarde desta sexta-feira (13), que a Copa FGF 2022 receberá o nome de Troféu Tarciso Flecha Negra, em homenagem ao falecido ex-atleta e vereador de Porto Alegre, José Tarciso de Sousa.


Tarciso está marcado como uma das grandes figuras do futebol gaúcho. Com a camisa do Grêmio, Flecha Negra, como era conhecido em razão de sua velocidade em campo, foi campeão Brasileiro em 1981 e campeão da Libertadores e do Mundo em 1983. Também foi tricampeão do Gauchão em 1977, 79 e 1980. Chegou a integrar a Seleção Brasileira atuando em 8 partidas e tendo marcado um gol.



Para os filhos de Tarciso, é uma honra receber a homenagem e eternizar o nome do pai no futebol gaúcho com o troféu.


— Quando eu recebi essa notícia, meu coração bateu diferente, me senti muito emocionada e muito feliz. Ter seu nome no troféu da Copa FGF, é a continuação da história dele para as novas gerações. Ele sempre me encheu de orgulho e sigo me orgulhando dele – enfatizou Gabriela Andrade de Sousa.


— Fiquei muito feliz e honrado quando recebi a notícia da FGF sobre a homenagem ao meu pai, dando o nome da taça da Copa FGF de "Tarciso Flecha Negra". Nosso eterno ídolo que brilhou pelos gramados do nosso Estado – declarou Marcelo de Andrade Sousa.


— Uma merecida homenagem para um atleta que contribuiu tanto para o futebol gaúcho. Motivo de orgulho para nós, filhos, ver seu legado no esporte sendo reconhecido. Será sempre lembrado pelos seus feitos e contribuição, não só pela torcida Tricolor, mas por toda sociedade gaúcha! Saudades - disse Roberta de Andrade Sousa.


Prevista para agosto, a 18ª edição do torneiro realizado pela Federação Gaúcha de Futebol assegura ao campeão uma vaga para a Copa do Brasil de 2023, além do direito de disputar a Recopa Gaúcha de 2023 contra o Grêmio, campeão do Campeonato Gaúcho 2022.


Texto de Angelo Pieretti com supervisão de Christiane Matos