Copa Internacional Ipiranga Sub-20

Grandes clubes da América competirão com os maiores clubes do futebol brasileiro.

09 OUT 2018 18:30

A Federação Gaúcha de Futebol marcou para o período entre 30 novembro e 16 dezembro de 2018 mais uma edição da Copa Internacional Ipiranga de Futebol Sub-20, uma das competições mais importantes da categoria, que já é referência no Brasil e exterior e com transmissão pela televisão. Os jogos são televisionados ao vivo e em reprises pelos canais SporTV, SporTV2 e SporTV3 da Rede Globo.

No ano em que completou o seu centenário, a FGF organiza uma competição em que será ampliada a participação internacional. Serão 20 clubes na Copa Internacional Ipiranga de Futebol Sub-20, sendo 12 da elite do futebol brasileiro e outros 8 clubes estrangeiros com equipes formada por atletas nascidos a partir de 1º de janeiro de 1998 (Sub-20), podendo  ainda serem inscritos até cinco atletas nascidos a partir de 1º de janeiro de 2001 (Sub-17).

Além de Grêmio e Internacional, participam os principais clubes brasileiros como o atual tricampeão da competição São Paulo e o vice Palmeiras, Atlético Mineiro, Botafogo, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Santos e Vasco. 

Entre os clubes estrangeiros, estão confirmados os argentinos Boca Juniors, River Plate, Racing e Independiente, os Uruguaios Peñarol, Defensor e Nacional, além da equipe Mexicana do Toluca. 

A competição que já revelou atletas como Alexandre Pato, Luiz Adriano, Luan, Rodrigo Dourado, Pedro Rocha, Arthur, Lucas Paquetá e, mais recentemente, Martin Sarrafiore, irá ocorrer em quatro sedes, dentre elas o Campo da PUC/RS e SESC em Porto Alegre.

Histórico da competição

A Copa Internacional Ipiranga de Futebol Sub-20 foi idealizada e criada em 2006 pelo presidente  da Federação Gaúcha de Futebol, Francisco Novelletto, inicialmente como Brasileiro Sub-20. A partir de 2015 a competição passou a ser chamada de Copa Ipiranga Sub-20 e, no ano seguinte, passou a contar também com clubes do exterior, tornando-se Internacional. Confira os campeões de cada edição:

2006: Internacional campeão, vice Grêmio

2007: Cruzeiro-MG campeão, vice Internacional

2008: Grêmio campeão, vice Sport-PE

2009: Grêmio campeão, vice Atlético-MG

2010: Cruzeiro-MG campeão, vice Palmeiras

2011: América-MG campeão, vice Fluminense

2012: Cruzeiro-MG campeão, vice Internacional

2013: Internacional campeão, vice Palmeiras

2014: Corinthians campeão, vice Atlético-PR

2015: São Paulo campeão, vice Atlético-MG 

2016: São Paulo campeão, vice Botafogo

2017: São Paulo campeão, vice Palmeiras

Curiosidades 

- Os goleadores da primeira edição, em 2006, foram Alexandre Pato (Internacional), que no final do ano participaria da conquista do título do Mundial de Clubes do colorado, e Wendell Lira (Goiás), que em 2015 recebeu da FIFA o Prêmio Puskas de gol mais bonito do ano.

- Além de revelar atletas, a competição também apresenta novos treinadores de futebol. Nomes como os de Osmar Loss, Enderson Moreira, Julinho Camargo, Andrey Lopes e André Jardine estão na galeria dos campeões. 

- A arbitragem gaúcha também é destaque na competição, revelando jovens árbitros e contando com a experiência de nomes como Leandro Vuaden, Ânderson Daronco, Jean Pierre Lima e Daniel Bins.

- O equilíbrio da competição se revela na quantidade de títulos entre diferentes federações. São quatro títulos para os gaúchos, quatro para os mineiros e outros quatro para os paulistas.

Click here to read this news in English

Haga clic aquí para leer la noticia en Español