Crédito: Max Peixoto / FGF
A retomada do Gauchão Ipiranga 2020 vem sendo trabalhada pela FGF com cautela, responsabilidade e respeito às autoridades estaduais e municipais. Em 9 de julho, o Piratini deu aval para a conclusão da competição, após quatro reuniões e uma criteriosa avaliação ponto a ponto do protocolo elaborado pela entidade.
Federação divulga tabela com datas e horários dos jogos; confira
FGF e Secretaria da Segurança alinham planejamento para retomada
Os gestores dos municípios que receberão as partidas endossaram o parecer do governador Eduardo Leite e deram sinalização positiva ao documento preparado pela Federação Gaúcha de Futebol. O plano reúne diretrizes operacionais e medidas de contingenciamento dos profissionais envolvidos nas partidas, seguindo à risca as recomendações de órgãos sanitários.
O prefeito de Caxias do Sul, Flávio Cassina, avalia que o
protocolo “preserva todos os cuidados que o momento exige em relação à
diminuição dos índices de contágio”. O Centenário será palco do duelo entre
Inter e Grêmio na próxima quarta-feira (22). No dia seguinte, o Alfredo Jaconi recebe o clássico Ca-Ju.
Ainda na Serra Gaúcha, o prefeito Guilherme Pasin, de Bento Gonçalves, destacou o “trabalho construído com regras rígidas de cuidados sanitários”. Três confrontos serão realizados na Montanha dos Vinhedos.
A posição é reforçada pelo prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi. Ele avaliou “muito bem” as ações da FGF e ponderou que “atendem às exigências sanitárias de enfrentamento da Covid-19”. A casa do Aimoré receberá outras três partidas.
Em Pelotas, a prefeita Paula Mascarenhas concordou com a realização do Bra-Pel, desde que as normas de distanciamento e de higiene sejam respeitadas por todos.
Confira as manifestações dos
prefeitos obtidas pela reportagem:
Prefeito Guilherme Pasin – "Bento Gonçalves aderiu a esse retorno do futebol entendendo o trabalho construído com regras rígidas de cuidados sanitários. Um retorno com responsabilidade. O que pedimos é que, mesmo com toda paixão que o futebol move, as pessoas não se reúnam para assistir os jogos, evitem aglomerações, para que as partidas possam acontecer com toda segurança"
Prefeito Ary Vanazzi – "Nós estamos, aqui em São Leopoldo, seguindo o decreto do governo do Estado em relação ao funcionamento dos clubes de futebol profissional na disputa do Campeonato Gaúcho. Sempre tivemos uma posição de diálogo com a direção do Aimoré, único clube profissional da cidade, mas tomamos a posição de liberar depois da decisão do governador. Também avaliamos muito bem os protocolos definidos pela Federação Gaúcha de Futebol e entendemos que atendem às exigências sanitárias de enfrentamento da Covid-19".
Prefeito Flávio Cassina – "Nós examinamos o protocolo e suas diretrizes, achamos bem elaborado, preserva todos os cuidados que o momento exige em relação a diminuição dos índices de contágio. Estabelece segurança aos profissionais da saúde, aos atletas e todos envolvidos com os clubes. Tivemos um bom diálogo com os nossos clubes, Caxias e Juventude, bem como com a FGF para a construção da retomada das atividades. Os dois estádios aqui de Caxias reúnem perfeitas condições para a volta das competições. E lembramos que, como em outras situações, estamos alinhados com o Governo do Estado"
Prefeita Paula Mascarenhas – "Analisamos os protocolos da Federação e concordamos com a realização da partida, que ocorrerá sem a presença das torcidas. Haverá restrição de circulação de pessoas que não estejam diretamente envolvidas. As normas de distanciamento e de higiene deverão ser respeitadas por todos"