Com gols na segunda etapa, Esportivo vence a primeira no Gauchão | Crédito: Pâmela Silva/Avenida
O encerramento da oitava rodada do Gauchão Ipiranga 2023 foi marcado pelos empates, que prevaleceram em duas das três partidas realizadas na noite deste sábado (18). Líder da competição, o Grêmio ficou no 0 a 0 com o São Luiz, no 19 de Outubro, em Ijuí. Na disputa pela vice-liderança, o Ypiranga empatou em 2 a 2 com o Brasil, no Colosso da Lagoa, em Erechim, e se manteve na terceira colocação.
Na reedição da final da Divisão de Acesso de 2022, o Esportivo conquistou a primeira vitória na competição. O Tivo venceu o Avenida de virada por 2 a 1, nos Eucaliptos, em Santa Cruz do Sul. Com o resultado, o time de Bento Gonçalves chegou aos seis pontos, um atrás do São Luiz, que tem sete, e é o primeiro fora do Z-2. Já o Avenida termina a rodada em oitavo.
CONFIRA A TABELA COMPLETA DA COMPETIÇÃO
Na próxima rodada, Brasil e Avenida se enfrentam no Bento Freitas, em Pelotas, às 20h de sexta-feira (24). No sábado (25), o Grêmio recebe o Novo Hamburgo, na Arena, às 20h. No domingo (26), o São Luiz visita o São José, no Francisco Novelletto, às 19h. O encerramento da nona rodada será na terça-feira (28). Esportivo e Ypiranga duelam na Montanha dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, às 20h.
Veja mais detalhes das partidas:
São Luiz 0 x 0 Grêmio - Com a classificação para as semifinais já garantida, o Grêmio jogou com um time alternativo e começou pressionando. Aos três minutos, Vina levou perigo em duas oportunidades seguidas. A primeira em cobrança de falta. A segunda, em erro na saída do São Luiz. Vina chutou rasteiro para defesa de Pablo. Aos 14, Villasanti chutou e Pablo defendeu. No rebote, Vina mandou por cima do gol. Aos 33, foi a vez de Cuiabano mandar no ângulo para nova defesa de Pablo. Aos 37, o São Luiz levou perigo na bola parada. Édipo desviou de cabeça e Adriel defendeu. Na segunda etapa, o Tricolor seguiu de forma ofensiva e Thiago Santos cabeceou rente à trave. Jogando no contra-ataque, Igor Vinícius chutou forte para defesa de Adriel. Com os dois goleiros inspirados, a partida terminou com o placar zerado.
Ypiranga 2 x 2 Brasil - O Ypiranga começou com mais posse de bola e controlando a partida, mas encontrou o Brasil fechado e optando pelo contra-ataque. Aos 26 minutos, a pressão canarinha surtiu efeito. Após troca de passes, Erick abriu o placar: 1 a 0. Aos 31, a primeira oportunidade clara de gol para o Xavante. Da Silva recebeu na área e mandou cruzado, rente à trave. Na reta final do primeiro tempo, Luís Gustavo cobrou falta. O lateral mandou direto para o gol, surpreendendo Caíque, que esperava a bola alçada para área: 1 a 1. A segunda etapa começou bastante elétrica e com oportunidades para os dois lados. O Canarinho invadiu a área em rápida troca de passes. Clayton recebeu na área, fintou a marcação e mandou de esquerda no ângulo: 2 a 1. O Xavante não desistiu e buscou novamente o empate. Aos 29, Cézar cabeceou e Caíque defendeu parcialmente. No rebote, Luiz Felipe completou para o fundo da rede: 2 a 2.
Avenida 1 x 2 Esportivo - Dois tempos distintos na partida. A primeira etapa foi controlada pelo Avenida, que abriu o placar em cobrança de pênalti. Aos 27 minutos, depois do bate-rebate dentro da área, a arbitragem marcou pênalti. Carlos Henrique cobrou e abriu o placar. Nos acréscimos, Adeílson mandou de fora da área e Copetti defendeu. O Esportivo voltou melhor na segunda etapa e se fez mais presente no ataque do Avenida. Aos 21, Flávio Torres recebeu na área e dividiu com o zagueiro. Richard aproveitou a sobra e empatou a partida: 1 a 1. Aos 33, Carlos Henrique acionou Grafite no contra-ataque, o camisa 7 mandou por cima do travessão. Na reta final de partida, o Tivo buscou a virada. Aos 42, Vinícius Kiss cobrou pênalti e garantiu a primeira vitória do Esportivo na competição.
Texto por Angelo Pieretti sob supervisão de Christiane Matos
Créditos da galeria:
Lucas Uebel/Grêmio
Enoc Júnior/Ypiranga