Evento
Diretoria da FGF recebe representantes da Frente Negra Gaúcha para tratar de evento sobre o Dia da Consciência Negra

Christiane Matos
22 OUT 2021 10:46

Frente Negra Gaúcha em segunda reunião na FGF | Crédito: Christiane Matos/FGF 

Representantes da Frente Negra Gaúcha - FNG estiveram novamente na sede da Federação Gaúcha de Futebol - FGF, nesta quinta-feira (21), para tratar do evento em homenagem ao Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro. Idealizado pela FNG, com apoio da FGF, o Painel sobre o cinquentenário da data será realizado na sede da Federação, no dia 16 de novembro. Desde agosto as entidades vêm se reunindo para organização do evento.

O Painel “Cinquentenário de 20 de novembro como Dia da Consciência Negra” tem por objetivo oportunizar um momento de debate e reflexão a respeito do papel do negro e sua contribuição para a transformação social do Brasil, sua participação na história do Futebol Gaúcho e a persistente presença do racismo no futebol. O evento terá como painelistas o advogado e um dos idealizadores do 20 de novembro, Dr. Antônio Carlos Cortês; o autor do livro  “A Liga da Canela Preta”, Dr. José Antônio dos Santos; e o diretor do Observatório do Racismo no Futebol, Marcelo Carvalho. Diversas autoridades também participarão do encontro.

Estiveram presentes na reunião o presidente da FGF, Luciano Hocsman, o diretor jurídico, Carlos Schneider, e, pela FNG, o presidente João Carlos Almeida dos Santos, o diretor financeiro, Luís Carlos Souza dos Santos, o vice-diretor social, Érico de Oliveira Leoti e a vice-diretora de Comunicação, Alessandra Folyver. No primeiro encontro, dia 12 de agosto, o presidente do Tribunal de Justiça Desportiva do RS - TJD/RS, Dr. Peri Silveira, esteve presente, a convite do auditor do TJD e integrante da FNG, Luís Carlos Souza dos Santos.

Mais informações sobre o evento e inscrições serão divulgadas em breve pela Frente Negra Gaúcha e Federação Gaúcha de Futebol.