Gauchão Ipiranga 2023
Dupla Ca-Ju segue na disputa pela última vaga no G-4 e Ypiranga confirma classificação

Leonardo Fister
04 MAR 2023 23:18

Caxias venceu o Ypiranga por 3 a 0 e está próximo de uma vaga nas semifinais | Créditos: Vitor Soccol/ S.E.R. Caxias

Quatro jogos abriram a 10ª rodada do Gauchão Ipiranga 2023. No Estádio Centenário, em Caxias do Sul, o Caxias venceu o Ypiranga por 3 a 0 e se manteve na quarta posição com 17 pontos. Apesar do revés, o Ypiranga garantiu a classificação para a próxima fase, pois em Porto Alegre, no Estádio Francisco Noveletto, o São José empatou em 2 a 2 com o Avenida. Com isso, a equipe da Capital está fora da briga pelo G-4. O Juventude bateu o Esportivo por 3 a 1, na Montanha dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, e assumiu a quinta posição com 14 pontos. Por fim, o Brasil de Pelotas superou o São Luiz por 1 a 0 e assumiu a sexta posição com 13 pontos.


Na próxima rodada, o Caxias enfrenta o Avenida no Estádio Eucaliptos, em Santa Cruz do Sul. O time da Serra precisa apenas de um empate para se classificar. O Juventude encara o Brasil de Pelotas, no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul. Para Avançar até as semifinais, o Papo tem que vencer, torcer por uma derrota do Caxias e tirar uma diferença de cinco gols de saldo. O Esportivo joga contra o Inter no Beira-Rio, em Porto Alegre, e necessita de uma vitória somada de resultados paralelos para escapar do rebaixamento. Já o São Luiz mede forças com o Aimoré no 19 de Outubro, em São Luiz, e depende das próprias forças para permanecer na 1ª divisão. Por fim, o São José pega o Novo Hamburgo no Estádio do Vale, em Novo Hamburgo.


Todos os jogos da última rodada serão disputados no próximo sábado (11), às 16h30.


Os jogos:


Caxias 3 x 0 Ypiranga - Na briga da parte de cima da tabela, o Caxias foi superior ao longo da partida e criou as melhores oportunidades. Aos 12 minutos, Marciel arriscou da entrada da área e a bola passou raspando a trave. Eron e Peninha também arriscaram do bico da área e pararam em defesas de Caíque. Nos acréscimos da primeira etapa, o Caxias teve um lance de dois toques próximo a pequena área. Eron finalizou para nova defesa do goleiro do Ypiranga. 


A etapa final começou com o Canarinho pressionando. Bruno Baio, de fora da área, e Islan, de cabeça, pararam nas defesas de Bruno Ferreira. Porém, foram os mandantes que abriram o placar. Aos nove minutos, a arbitragem marcou pênalti de Caíque em  Peninha. O goleiro foi expulso pelo segundo cartão amarelo. Eron cobrou e marcou para o Caxias. Com um a mais, o segundo gol Grená não demorou a sair. Jean Dias chutou cruzado e marcou aos 16.  Na reta final de partida, Bustamante invadiu a área a drible e foi derrubado. Pênalti marcado. O próprio camisa 18 cobrou e fechou a conta.


São José 2 x 2 Avenida - A partida começou de forma equilibrada e a primeira oportunidade foi do São José. Aos 16 minutos, Bruno Jesus deu chutão e a bola sobrou para Zé Andrade, que tentou encobrir o goleiro Rodolfo. A resposta do Avenida foi letal. Aos 30, depois da cobrança de escanteio, Rafael Carrilho pegou a sobra e emendou de primeira para abrir o placar. Nos acréscimos da etapa inicial, os mandantes quase empataram em finalizações de Bruno Jesus e Karl. 


A segunda etapa começou de forma equilibrada e com as equipes sem criar oportunidades de gol. Aos poucos, o São José conseguiu aumentar o volume de jogo. Aos 26, Thayllon foi derrubado na área e a arbitragem marcou pênalti. O goleiro Fábio Rampi cobrou e empatou a partida. Aos 41, Biel Potiguar cobrou falta para área e Marcão completou de cabeça para recolocar o Avenida à frente do placar. O Zeca não desistiu e, nos acréscimos da partida, Rodolfo não conseguiu segurar o chute de Biteco. No rebote, Thiaguinho cruzou para Mateus Pivô completar de cabeça e empatar a partida.


Esportivo 1 x 3 Juventude - Precisando da vitória, as duas equipes partiram para o ataque e criaram chances de gol. A primeira oportunidade foi do Esportivo. Aos 4 minutos, Xandy recebeu na área, finalizou e Thiago Couto salvou. Mas quem abriu o placar foi o Juventude. Aos 9, Jadson chutou e o goleiro Rafael Copetti espalmou. Na sobra, David aproveitou e completou para as redes. A respota do time de Bento Gonçalves veio aos 22. Márcio Lima fez jogada indivudual, invadiu a área, arrematou de canhota e empatou a partida. Porém aos 28, Boldrin cobrou falta da esquerda e Walce cabeceou para colocar o Papo em vantagem novamente. Nos acréscimos, o Tivo quase deixou tudo igual novamente. Richard aproveitou uma sobra na entrada da área, chutou de primeira e acertou a trave. 


Com a necessidade de reverter o revés, o Esportivo foi para cima, enquanto o Juventude se defendia e tentava sair nos contra-ataques. O Tivo teve boas oportunidades em finalizações de Flávio Torres e João Gabriel, mas ambas pararam no goleiro Thiago Couto. Aos 43 minutos, Rafinha avançou pela direita, chutou forte e Rafael Copetti espalmou. No rebote, Daniel Cruz aproveitou e marcou o terceiro dos caxienses.


Brasil de Pelotas 1 x 0 São Luiz - A partida começou com as duas equipes se estudando, de maneira que não houve grandes chances de gol na primeira metade da etapa inicial. Até que aos 28 minutos, o Xavante aproveitou a sua primeira chegada ao ataque. Da Silva deu assistência para Patrick, que driblou a marcação e tocou no canto para abrir o placar. 


Na segunda etapa, foram do São Luiz as melhores oportunidades. Aos 21 minutos, Jarro avançou pela direita e cruzou para Édipo. O atacante completou de letra e Marcelo Pitol defendeu. Aos 35, após cobrança de falta da intermediária, Paulinho Santos cabeceou e acertou a trave de Pitol. Nos acréscimos, Paulinho Santos tentou mais uma vez, mas Pitol fez grande defesa e garantiu a vitória pelotense.


Texto com colaboração de Angelo Pieretti


Créditos da galeria:


Gabriel Tadiotto/Juventude

Pâmela Silva/Avenida

Jô Folha/Diário Popular