OLIMPÍADAS
É ouro! Brasil vence Espanha e conquista o bicampeonato olímpico no Japão

07 AGO 2021 10:55


O futebol brasileiro vale ouro! A seleção brasileira masculina conquistou na manhã deste sábado (07) o bicampeonato olímpico após bater a Espanha por 2 a 1 em Yokohama, no Japão. Matheus Cunha abriu o placar, os espanhóis empataram com Oyarzabal e Malcom, na prorrogação, marcou o gol histórico que levou o Brasil a repetir o feito da Olimpíada de 2016, quando havia subido ao lugar mais alto do pódio pela primeira vez na modalidade.

A medalha dourada tem sotaque gaúcho. O técnico André Jardine, 41 anos, é natural de Porto Alegre e construiu boa parte de sua carreira nas categorias de base da dupla Gre-Nal. Na coordenação da seleção, está Branco, ex-lateral tetracampeão mundial em 1994, nascido em Bagé. Os paulistas Brenno e Matheus Henrique, do Grêmio, também representaram o futebol do Rio Grande do Sul nos Jogos Olímpicos.

O jogo

A Espanha por pouco não marcou cedo, aos 16 minutos. O zagueiro Diego Carlos desviou cruzamento para trás, mas conseguiu evitar o gol contra. Depois, o Brasil passou a dominar. Aos 38, Richarlison teve a grande chance em um pênalti cometido pelo goleiro Simón sobre Matheus Cunha. No entanto, o camisa 10 cobrou por cima do travessão. Nos acréscimos, enfim, o gol. Retornando de lesão que o tirou da semifinal, Matheus Cunha disputou no alto com dois zagueiros e, na caída da bola, chutou com categoria: 1 a 0.

O Brasil poderia ter ampliado com Richarlison no início da segunda etapa, mas a bola bateu na trave. A Espanha conseguiu empatar logo depois, aos 14 minutos, com Oyarzabal aproveitando cruzamento e finalizando com precisão. Depois do 1 a 1, os espanhóis chegaram a acertar o travessão antes da prorrogação.

Nos 30 minutos de tempo extra, o Brasil voltou a crescer. Malcom entrou bem e fez jogadas perigosas, até que, aos 2 minutos do segundo tempo, virou herói. Malcom recebeu grande lançamento de Antony, ganhou da marcação na velocidade e bateu na saída do goleiro. Gol do título. Gol com peso de ouro para o Brasil.