O acesso ao Gauchão Sub-17 A1 2025 já foi garantido. Agora, chegou a hora de decidir quem ficará com o título do Gauchão Sub-17 A2 2024. Neste sábado (12), às 15h, Esportivo e Cruzeiro de Santiago se enfrentam na Montanha dos Vinhedos, pelo jogo de ida da final. O duelo da volta está marcado para o próximo sábado (19), às 19h, no Alceu de Carvalho.
Mandante do primeiro jogo, o Esportivo encerrou a primeira fase na vice-liderança do Grupo B, com 14 pontos. Nas semifinais, o Tivo superou o Ypiranga nos pênaltis, após dois empates, garantindo o acesso e a classificação para a final. Ao longo da competição, a equipe de Bento Gonçalves venceu quatro jogos, empatou quatro e perdeu dois. Em 10 jogos disputados, foram 15 gols a favor e 11 contra. Para largar em vantagem, o Esportivo aposta na força ofensiva jogando em casa. O clube Alviazul balançou as redes em todos os jogos disputados na Montanha dos Vinhedos.
O Cruzeiro de Santiago foi o segundo colocado do Grupo A, com 11 pontos. Nas semifinais, o acesso e a vaga na final vieram após uma vitória por 2 a 0 e um revés por 1 a 0 contra o Pinheiros. O Raposão tem uma campanha de quatro vitórias, dois empates e duas derrotas. Nas oito partidas que disputou, o clube de Santiago anotou oito gols e sofreu apenas cinco, tendo a melhor defesa da competição. A força defensiva é uma das apostas do Cruzeiro de Santiago para sair na frente neste sábado.
Transmissão dos jogos
As duas equipes estão autorizadas a realizar transmissões com imagens das finais do Gauchão Sub-17 A2. A FGF reforça que as transmissões devem ser exclusivamente nos canais oficiais dos clubes. Os profissionais envolvidos devem estar credenciados nos seus respectivos órgãos de classe, como a Associação dos Cronistas Esportivos Gaúchos - ACEG e a Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Estado do Rio Grande do Sul - ARFOC/RS.
Título dividido na primeira edição
Em 2023, Inter-SM e Lajeado dividiram o título da primeira edição do Gauchão Sub-17 A2. A decisão foi tomada em conjunto pela Federação Gaúcha de Futebol - FGF e os clubes devido aos eventos climáticos que atingiram o Rio Grande do Sul, em especial a região do Vale do Taquari, no segundo semestre do ano passado. Lajeado, cidade em que seria disputada a grande decisão, foi uma das localidades mais atingidas. Os dois times garantiram o acesso e disputaram o Gauchão Sub-17 A1 deste ano.