O Gauchão da Copa
Exposição em homenagem a Everaldo na FGF recebe a visita de estudantes

Angelo Pieretti
26 OUT 2022 16:30

Duas turmas da Escola José Mariano Beck visitaram a exposição | Créditos: Angelo Pieretti/FGF


A exposição em homenagem a Everaldo, na sede da Federação Gaúcha de Futebol - FGF, recebeu nesta quarta-feira (26) a visita de 34 alunos da Escola Municipal José Mariano Beck, de Porto Alegre. O espaço, denominado de "O Gauchão da Copa", lembra a história do ex-lateral tricampeão mundial com a seleção brasileira em 1970 e marcado na história do Grêmio como a estrela na bandeira do clube.

A visita à exposição foi planejada para os estudantes conhecerem parte da história de ídolos do futebol gaúcho, dentro do projeto de esportes da escola. A apresentação foi realizada pelo jornalista Cléber Grabauska, um dos idealizadores da exposição.

- Everaldo não pôde desfrutar da idolatria que recebeu. Ele é um ídolo do futebol gaúcho e conquistou isso em um momento em que o futebol do Estado ainda não tinha o prestígio nacional. A visita de crianças e adolescentes serve para passar adiante o legado de Everaldo - declarou Grabauska.

- A escola tem o projeto de esportes e achamos interessante os alunos visitarem a exposição para conhecerem a história de um ídolo gaúcho - disse o professor Jaques Buzatto.

A exposição "O Gauchão da Copa" é aberta ao público na sede da FGF, em Porto Alegre, das 13h às 19h, de segunda a sexta-feira, até sexta-feira, 28 de outubro. Nela, são exibidas uma das camisas da seleção brasileira de 1970 usada por Everaldo, medalhas, uma réplica da taça Jules Rimet, fotos e demais artigos pessoais, como a roupa vestida pelo ex-lateral no retorno ao Rio Grande do Sul após a conquista da Copa disputada no México. Everaldo foi o primeiro jogador campeão mundial representando um clube gaúcho.

Texto por Angelo Pieretti sob supervisão de Lucas Rizzatti

Angelo Pieretti/FGF