Luta Antirracista
FGF firma parceria com associação de afroempreendedorismo Odabá

Silvia Macedo
01 AGO 2022 15:02

Crédito: Silvia Macedo / FGF


A Federação Gaúcha de Futebol - FGF firmou na última sexta-feira (29) uma parceria com a associação de afroempreendedorismo Odabá. O acordo entre as instituições prevê a criação do projeto "Programa avançado de inteligência racial desportiva", que consiste em ações internas e externas na luta antirracista no futebol.

O presidente da FGF, Luciano Hocsman, recebeu na sede da entidade, junto com demais representantes da diretoria, a executiva comercial da Odabá, Alyne Jobim, a diretora de operações, Kenia Aquino Garcia, e Raquel Silva Pires, responsável pelo departamento de relacionamentos da associação.

Serão desenvolvidas ideias e ações voltadas para prevenção de casos de discriminição racial dentro da esfera futebolística, com o apoio dos clubes filiados, desde as categorias de base até o profissional, com foco nos atletas mais jovens. O projeto terá uma duração inicial de 18 meses e também prevê a criação de um "Manual Antirracista Dentro do Futebol".

- Que a partir daqui possamos começar a construir uma nova realidade, pelo menos dentro do futebol gaúcho - destacou o presidente Luciano Hocsman.

- Para a Odabá, está sendo um momento muito importante estarmos fazendo essa parceria com a FGF. Entendemos que as mudanças acontecem internamente, então fazer um projeto em que podemos trazer essa conscientização da importância de ações antirracistas dentro do esporte com certeza é um marco que queremos transformar em uma história de sucesso - destacou Alyne Jobim, executiva comercial da Odabá.  

A Odabá é uma associação que busca promover a ascensão econômica do povo negro através do empreendedorismo, fazendo com que os afroempreendedores alcem voos maiores e entrem para o grupo dos grandes empresários do nosso país. Também é um espaço de pertencimento, uma comunidade que acolhe e fortalece, profissionalizando negócios e transformando vidas.

Silvia Macedo / FGF