APOIO AOS CLUBES
FGF apresenta Comissão de Medicina e Saúde

Lucas Rizzatti
20 AGO 2021 11:30

Luciano Ramires, Paulo Petry e Luciano Pires - Crédito: Divulgação/FGF

A Federação Gaúcha de Futebol dá um novo passo no seu objetivo de se tornar cada vez mais parceira do futebol do Rio Grande do Sul. A FGF apresenta a Comissão de Medicina e Saúde, que tem como finalidade auxiliar os clubes nas variadas questões relacionados à medicina no esporte.

A comissão é formada por três profissionais de diferentes especializações da área da saúde: Paulo Petry (epidemiologia), Luciano Pires (cardiologia) e Luciano Ramires (traumatologia).

- A ideia é exatamente esta, que o nosso trabalho seja multidisciplinar e que cada especialização complemente a outra - projeta Paulo Petry.

- As principais demandas do esporte estarão concentradas em ortopedia e cardiologia, além, claro, da nova realidade que a pandemia nos trouxe - ressalta Luciano Pires. 

A iniciativa já tinha dado seus primeiros passos na elaboração dos novos protocolos sanitários para a realização do Campeonato Gaúcho, diante dos desafios impostos pela Covid-19. O objetivo é manter essa preocupação e ampliar o olhar com suporte para os departamentos médicos dos clubes, consultorias, regulamentações e oferecimento de cursos de capacitação.

- Queremos ser parceiros da comunidade do futebol - endossa Luciano Ramires.

Saiba mais sobre os membros da comissão:

Paulo C. Petry - Doutor em Epidemiologia UFRGS; Mestre em Epidemiologia UFPEL; Professor Associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Autor do livro Epidemiologia: ocorrência de doenças e medidas de mortalidade. Ed. Thieme-Revinter, 2020.

Luciano Pires - Cardiologista/Ecocardiografista; Especialista em cardiologia pela SBC (Sociedade Brasileira de Cardiologia); Especialista em ecocardiografia pela SBC.

Luciano de Castro Ramires - Cirurgião Ortopédico; Especialista em Ortopedia e Traumatologia pela SBOT (Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia); Especialista em Medicina do Esporte pela SBME (Sociedade Brasileira de Medicina Estética).