Nova reunião virtual
FGF apresenta proposta para representantes dos clubes da Divisão de Acesso 2020

Pedro Trindade
08 JUN 2020 21:23

Crédito: Arte / FGF

Em videoconferência realizada na tarde desta segunda-feira (8), a Federação Gaúcha de Futebol apresentou uma proposta aos representantes dos clubes que disputam a Divisão de Acesso 2020. O projeto, que será analisado pelos dirigentes das 16 equipes, leva em conta a aplicação do protocolo de segurança desenvolvido pela entidade e a realidade econômica dos times.

A ideia consiste em um formato como novos critérios e padrões. A competição reuniria as equipes do Acesso e da Segunda Divisão em uma disputa regionalizada no segundo semestre. Seriam quatro localidades, com dois grupos com quatro clubes cada. O diferencial seriam os deslocamentos curtos e a redução do número de datas necessárias.

O primeiro colocado de cada chave receberia uma taça e uma bonificação em dinheiro. Os vencedores de cada grupo disputariam o título de campeão da região em jogo único, com mando definido por sorteio. Os ganhadores receberiam mais um troféu e um valor em premiação.

Após o término, os campeões regionais garantiriam vaga em uma nova competição em que estaria em disputa uma vaga para a Série D do Campeonato Brasileiro e uma vaga para a Copa do Brasil 2021.

Por fim, a proposição da FGF ainda contempla a disponibilização de cursos de capacitação em áreas como gestão administrativa e orçamentária, análise de desempenho e gestão técnica para o quadro de colaboradores dos clubes.

A Divisão de Acesso está suspensa desde 16 de março. Apenas três rodadas da fase classificatória foram disputadas. Ao todo, estima-se que sejam necessárias 20 datas no formato atual do campeonato. A Segunda Divisão, com início previsto para 5 de abril, sequer teve bola rolando, em decorrência da pandemia de coronavírus.

Uma nova conferência em vídeo para deliberar sobre essas questões foi agendada para a próxima segunda-feira (15).