HOMENAGEM
FGF concede título honorífico do Estadual de 1918 a Brasil-Pel, Cruzeiro e 14 de Julho

Lucas Rizzatti
25 NOV 2021 18:10

Troféu em homenagem aos clubes de 1918 - Crédito: Divulgação FGF

A Federação Gaúcha de Futebol - FGF anunciou nesta quinta-feira (25) a concessão do título honorífico referente ao Campeonato Gaúcho de 1918 a Brasil-Pel, Cruzeiro e 14 de Julho. Cada clube receberá um troféu alusivo à homenagem.

Naquele ano, seria realizado o primeiro Campeonato Gaúcho. Brasil-Pel, Cruzeiro e 14 de Julho disputariam o triangular final depois de saírem vencedores de suas respectivas fases regionalizadas. No entanto, uma epidemia de gripe espanhola atingiu o Estado do Rio Grande do Sul e levou ao cancelamento da competição antes de seu início.

A decisão de conferir essa homenagem aos clubes se deu após reunião da diretoria da FGF, que deliberou a respeito de um pedido feito pelos clubes.

- É um reconhecimento ao que esses clubes passaram. Vivemos algo semelhante com a pandemia de Covid-19 e agora podemos entender melhor essas dificuldades - destaca o presidente da FGF, Luciano Hocsman.

O troféu traz o desenho do escudo da entidade à época, quando ainda se chamava Federação Rio-Grandense de Desportos. Em 1919, depois do fim da epidemia, foi possível realizar a primeira edição do Campeonato Gaúcho, que acabou conquistada pelo Brasil-Pel.

O título honorífico se trata de uma homenagem aos clubes e não se aplica aos mesmos o título oficial de campeão estadual daquele ano.