FGF Conecta
FGF Conecta promove palestra sobre a importância do atleta como voz na mídia a favor da saúde mental no futebol

Adão Paz Junior
04 SET 2025 16:20


A próxima edição do projeto FGF Conecta, em parceria com a Comissão de Medicina e Saúde da Federação Gaúcha de Futebol - FGF, promove a palestra "Amparo no Microfone: o atleta profissional como voz na mídia a favor da saúde mental no futebol". A palestrante será a jornalista e psicóloga Débora de Oliveira, que vai receber os ex-atletas Carlos Eduardo (ex-Grêmio) e Sidnei Júnior (ex-Inter) como convidados. O evento será realizado no auditório da FGF, dia 15 de setembro (segunda-feira), das 19h às 20h30min, e terá a mediação da Coordenadora de Comunicação da FGF, jornalista Christiane Matos.


TEMA SENSÍVEL

O debate busca abordar um tema ainda sensível no meio do futebol, embora tenha cada vez mais visibilidade justamente pela coragem dos atletas profissionais em falar publicamente sobre o assunto. O discurso dos jogadores sobre saúde mental evidencia a importância do psicólogo esportivo na construção de conquistas. O emocional, antes negligenciado, passou a ser reconhecido como fator determinante para compreender e tratar vulnerabilidades, contribuindo para melhores resultados individuais e coletivos.


Nos últimos anos, percebe-se um aumento gradativo de atletas compartilhando suas angústias em entrevistas, cujo alcance conta com repercussão mundial. A iniciativa reforça a importância de buscar ajuda especializada para superar questões pessoais e profissionais, decisão que resulta positivamente em impactos no desempenho e na continuidade da carreira.

A PALESTRANTE

Formada pela Unisinos como jornalista, Débora de Oliveira atuou em grandes veículos de comunicação do Rio Grande do Sul, como TV Bandeirantes, RBS TV e Rádio ABC. Atualmente, faz parte da equipe de jornalismo esportivo da Amazon Prime no Brasil, além de atuar como influenciadora nas redes sociais. Durante a graduação em Psicologia na Unilasalle, conquistou o XXII Prêmio da Sociedade Brasileira de Psicologia do Rio Grande do Sul, na categoria estudantes, com o trabalho de conclusão sobre o tema que será apresentado na palestra.

CARLOS EDUARDO


Revelado nas categorias de base do Grêmio, o meia Carlos Eduardo atuou no time profissional do Tricolor em 2007, quando foi campeão gaúcho e vice-campeão da Libertadores. Depois, passou por clubes como Hoffenheim (Alemanha), Rubin Kazan (Rússia) e os brasileiros Flamengo, Atlético-MG, Vitória, Paraná, Coritiba, Juventude e Brasiliense. Carlos Eduardo também tem convocações e jogos por Seleções Brasileiras de base e profissional. Encerrou a carreira no Jorge Wilstermann (Bolívia) em 2023, com 36 anos. 

SIDNEI JÚNIOR

Formado nas categorias de base do Internacional, o zagueiro Sidnei Júnior atuou no time profissional do Inter em 2007 e 2008, sendo campeão da Recopa Sul-Americana e do Gauchão. Depois, passou por clubes como Benfica (Portugal), Besiktas (Turquia), La Coruña, Betis e Las Palmas (Espanha), além dos brasileiros Cruzeiro, Goiás e Ceará. Sidnei Júnior também atuou em Seleções Brasileiras de base. Antes de completar 36 anos, disputou o Gauchão 2025 pelo Monsoon.


SERVIÇO

Local: Auditório da FGF
Data: 15 de setembro (segunda)
Horário: das 19h às 20h30min
Entrada gratuita mediante doação de 2kg de alimentos não perecíveis
Inscrições em www.conecta.fgf.com.br