Aula teórica do curso de arbitragem no auditório da FGF | Créditos: Divulgação/FGF
A Comissão Estadual de Árbitros de Futebol do Rio Grande do Sul - CEAF/RS está realizando o curso de formação de árbitro e árbitro assistente de futebol de campo. Iniciado em julho e com previsão de conclusão para dezembro, a iniciativa tem como objetivo reforçar o quadro de arbitragem da Federação Gaúcha de Futebol - FGF.
Os 94 alunos inicialmente matriculados terão seis meses de aulas teóricas e práticas. As aulas teóricas são realizadas na sede da FGF e virtualmente. As aulas práticas acontecem em três locais: Sesc Protásio Alves, Escola de Educação Física, Dança e Fisioterapia - ESEFID/UFRGS e no Centro Estadual de Treinamento Esportivo, todos em Porto Alegre.
De acordo com o presidente da CEAF/RS, Luiz Fernando Gomes Moreira, o primeiro passo para se tornar um árbitro de excelência é ser um bom aluno, com dedicação às aulas, treinamento e foco.
- O curso vem para suprir a falta de árbitros e reforçar nosso quadro de arbitragem. Não é fácil formar árbitros de excelência. Começamos com uma boa elaboração do que será apresentado no curso, mas também contamos e cobramos a disciplina dos alunos. Passamos técnicas de arbitragem, texto e regras do jogo com imagens - declarou Luiz Fernando.
Os alunos também têm à disposição uma nutricionista para orientação de alimentação, uma psicóloga para auxiliar em possíveis conflitos que possam acontecer durantes as partidas, profissionais de educação física para treinamento e um grupo de médicos que ensina práticas de primeiros socorros.
Texto por Angelo Pieretti com supervisão de Lucas Rizzatti