Evento foi realizado no auditório da FGF | Foto: Leonardo Fister / FGF
Dando sequência a mais uma etapa do projeto Protocolo Zero: Fim de Jogo para o Racismo, a Federação Gaúcha de Futebol - FGF realizou, em conjunto com a Odabá - Associação de Afroempreendedorismo, uma ação de Letramento Racial para os delegados e fiscais que atuam nas partidas da FGF, na tarde desta terça-feira (05).
O evento, realizado no auditório da FGF, contou com a presença do presidente da FGF, Luciano Hocsman, do secretário-geral, Mauro Rocha, do diretor jurídico, Gilson Kroeff, da diretora de marketing e negócios, Carla Larini, do diretor financeiro, Marcelo Ducati, e do diretor de segurança, Elvio Pires. Também participaram a psicóloga e gestora de projetos da Odabá, Maiara Medeiros, a socióloga da Odabá, Nina Fola, e o coordenador do núcleos de pesquisa antirracismo da Faculdade de Direito da UFRGS, Kauê Kamau.
Na abertura, o presidente da FGF, Luciano Hocsman agradeceu a presença dos delegados e destacou a importância do trabalho realizado por eles para o desenvolvimento do Projeto Protocolo Zero.
– Essa é uma iniciativa muito séria para todos nós da FGF. Por isso, queria agradecer a presença de todos, pois o trabalho de vocês será muito importante para darmos sequência a esse projeto de zerar os casos de racismo nos estádios gaúchos – afirmou Luciano Hocsman.
Durante o evento, os delegados e fiscais acompanharam palestras, assistiram vídeos e participaram de conversas que abordavam temas como racismo estrutural, história e sociologia. Os delegados também receberam orientações, baseadas no Protocolo FIFA, de como proceder caso aconteçam casos de racismo nos estádios.