HOMENAGEM
FGF entrega ao Cruzeiro troféu do título honorífico do Estadual de 1918

Lucas Rizzatti
16 DEZ 2021 18:36

Presidente do Cruzeiro, Gerson Finkler Dias, o vice-presidente Claudio Lempek Ribeiro e o presidente da FGF, Luciano Hocsman - Crédito: Divulgação/FGF

O presidente da Federação Gaúcha de Futebol - FGF, Luciano Hocsman, entregou a representantes da diretoria do Esporte Clube Cruzeiro o troféu do título honorífico referente ao Campeonato Gaúcho de 1918. O presidente Gerson Finkler Dias e o vice-presidente Claudio Lempek Ribeiro estiveram presentes nesta quinta-feira (16) na sede da FGF.

- Ficamos muito felizes, pois é o reconhecimento de algo que existiu. Infelizmente, não foi possível concluir aquele campeonato. É algo que os nossos antigos conselheiros estavam esperando. A família cruzeirista está muito contente  - destacou o presidente do Cruzeiro, Gerson Finkler Dias.

Brasil de Pelotas e 14 de Julho também receberão a homenagem.
Isso porque, em 1918, seria realizado o primeiro Campeonato Gaúcho. Os três clubes disputariam um triangular final depois de saírem vencedores de suas respectivas fases regionalizadas. No entanto, uma epidemia de gripe espanhola atingiu o Estado do Rio Grande do Sul e levou ao cancelamento da competição antes de seu início.

A decisão de conferir essa homenagem aos clubes se deu após reunião da diretoria da FGF, que deliberou a respeito de um pedido feito pelos clubes.

- Hoje nós entendemos um pouco melhor as dificuldades que eles passaram. É um reconhecimento justo ao Cruzeiro, em razão da impossibilidade de término da competição e uma forma de homenagear os profissionais e dirigentes daquela época - explica o presidente da FGF, Luciano Hocsman.

O troféu traz o desenho do escudo da entidade à época, quando ainda se chamava Federação Rio-Grandense de Desportos. Em 1919, depois do fim da epidemia, foi possível realizar a primeira edição do Campeonato Gaúcho, que acabou conquistada pelo Brasil-Pel.

O título honorífico se trata de uma homenagem aos clubes e não se aplica aos mesmos o título oficial de campeão estadual daquele ano.