
Marcelo Ducati e Rogério Amaral em evento comemorativo da entidade | Foto: Divulgação/FGF
A Federação Gaúcha de Futebol - FGF, representada pelo seu diretor financeiro, Marcelo Ducati, participou de celebração pelos 80 anos da Associação dos Cronistas Esportivos Gaúchos - ACEG. Ao enaltecer a longevidade e a relevância da associação para o esporte no estado, Ducati enfatizou que a ACEG é uma parceira fundamental e destacou a importância do diálogo aberto e construtivo que a crônica esportiva mantém com a Federação.
- A ACEG tem um papel fundamental na história do esporte gaúcho, dando voz e fortalecendo o trabalho da crônica esportiva ao longo de oito décadas. Para a FGF, é motivo de orgulho celebrar esses 80 anos e manter um diálogo permanente com a entidade, sempre em prol do crescimento e da valorização do futebol no nosso Estado - destacou Ducati.
Fundada em 25 de setembro de 1945, a Associação dos Cronistas Esportivos Gaúchos nasceu com o nome de Associação dos Cronistas Esportivos de Porto Alegre - Acepa. A entidade surgiu da necessidade de organizar, valorizar e proteger os profissionais da imprensa que cobriam o segmento esportivo, em uma época de grande efervescência do rádio. Desde o início, sob a liderança do jornalista Cid Pinheiro Cabral, a ACEG se estabeleceu como um pilar fundamental na transmissão da cultura e da paixão esportiva para o público gaúcho.
Ao longo de suas oito décadas de existência, a ACEG ampliou sua atuação para além da capital e se consolidou como uma referência nacional para o jornalismo esportivo. Sua missão atual vai além do credenciamento dos profissionais para as praças esportivas, abrangendo a defesa dos direitos dos jornalistas e radialistas, a preservação da memória da crônica e o incentivo à excelência na produção de conteúdo.
A entidade acompanhou as transformações na comunicação, desde a chegada da televisão até à revolução digital. Presidida hoje pelo jornalista Rogério Amaral, a ACEG soma 873 associados. A celebração dos 80 anos é marcada por uma série de atividades que conectam essa história rica com o futuro da profissão no Rio Grande do Sul.