A Federação Gaúcha de Futebol - FGF promoveu nesta terça-feira (01) o Conselho Técnico Extraordinário do Gauchão Sub-13. O encontro, de forma on-line, contou com a participação de todas as equipes e teve como pauta a implementação do Cartão Azul para exclusão temporária de atletas durante as partidas. O campeonato começa neste sábado (05).
Em comum acordo com os clubes, foi decidido que, além dos cartões amarelos e vermelhos, os jogadores poderão ser advertidos com o Cartão Azul. Quando isso acontecer, o jogador punido ficará fora da partida durante seis minutos, podendo retornar ao campo de jogo após decorrido o tempo da punição.
Caso o goleiro da equipe seja advertido com o Cartão Azul, o time em questão tem duas opções. A primeira é colocar um atleta de linha para atuar como goleiro por seis minutos e, após decorrido o tempo da punição, o goleiro volta ao jogo. A segunda é substituir o goleiro titular pelo reserva e escolher um atleta de linha para cumprir a exclusão temporária. Caso essa segunda situação ocorra, o goleiro substituído não pode mais voltar para o jogo e a equipe adversária ganha o direito de fazer uma substituição extra.