
Da esq. para a dir.: Maiara Medeiros, Tato Moreira, Alessandro Barcellos, José Olavo Bisol, Luiz Fernando Mainardi e Marcelo Ducati |
Foto: Max Peixoto/FGF
A abertura do Gauchão Superbet 2025 também representou mais um capítulo na luta contra o racismo. Na quarta-feira (22), antes da partida entre Guarany e Inter, a Federação Gaúcha de Futebol - FGF, com o apoio da Odabá - Associação de Afroempreendedorismo, realizou a primeira das 12 ações de divulgação do "Protocolo Zero: Fim de jogo para o Racismo".
Esta ação inicial contou com a presença do diretor financeiro da FGF, Marcelo Ducati, da psicóloga e gestora de projetos da Odabá, Maiara Medeiros, e do ex-atleta do Guarany, Jorge Wagner.
Durante o evento, o presidente do Guarany, Tato Moreira, o presidente do Inter, Alessandro Barcellos, o vice-presidente de futebol do Inter, José Olavo Bisol, e o prefeito de Bagé, Luiz Fernando Mainardi, receberam a camiseta do Protocolo Zero. Os representantes também distribuíram brindes e panfletos para os torcedores. Antes da bola rolar, os atletas dos dois clubes e a equipe de arbitragem entraram em campo com a camiseta do projeto. Além disso, a psicóloga e gestora de projetos da Odabá, Maiara Medeiros, concedeu entrevistas à imprensa local falando sobre o Protocolo Zero.
– A gente inicia esta caminhada com os times para divulgar a nossa mensagem de que não há mais espaço para o racismo dentro e fora de campo. Nós trouxemos materiais para explicar aos torcedores os objetivos do Protocolo Zero e como eles podem denunciar o crime de racismo. Mas a meta principal é conscientizar a todos para que possamos combater o racismo – afirmou Maiara.
As próximas ações do Protocolo Zero vão ocorrer na segunda rodada do Gauchão Superbet 2025. No sábado (25), a atividade será no duelo entre Brasil-Pel e Guarany, às 20h, no Estádio Bento Freitas. No domingo (26), o ato ocorre na partida entre Pelotas e Monsoon, às 16h, na Boca do Lobo.
Confira os jogos:
25/01 - 20h - Bento Freitas - Brasil-Pel x Guarany
26/01 - 16h - Boca do Lobo - Pelotas x Monsoon
28/01 - 21h30 - Francisco Novelletto - São José x Inter
29/01 - 19h - Estádio do Vale - Monsoon x Grêmio
01/02 - 19h - Colosso da Lagoa - Ypiranga x Monsoon
05/02 - 21h30min - 19 de Outubro - São Luiz x Pelotas
08/02 - 16h30min - Centenário - Caxias x São Luiz
09/02 - 19h - Alfredo Jaconi - Juventude x São José
11/02 - 21h30min - Arena do Grêmio - Grêmio x Pelotas
12/02 - 19h30min - Eucaliptos - Avenida x Juventude
15/02 - 16h30min - Beira-Rio - Inter x Monsoon