Luta Antirracista
FGF realiza primeira ação do Programa Avançado de Inteligência Racial Desportiva para público interno

Angelo Pieretti
29 AGO 2022 14:48

Colaboradores da FGF na primeira ação da parceria com a Odabá | Créditos: Angelo Pieretti/FGF


A Federação Gaúcha de Futebol - FGF realizou na última sexta-feira (26) o lançamento do Programa Avançado de Inteligência Racial Desportiva para o público interno da entidade. O evento foi a primeira ação da parceria entre a FGF e a Odabá - Associação de Afroempreendedorismo. O projeto também pretende realizar ações externas na luta antirracista para prevenção de casos de discriminação racial no futebol.

Para o presidente da FGF, Luciano Hocsman, a Federação não poderia ficar parada em meio ao aumento no número de casos de preconceito racial no futebol.

- Este é um dos projetos mais importantes na história centenária da Federação Gaúcha de Futebol. Nós recebemos muito da sociedade e esta é uma forma de retribuir a ajuda. Do projeto inicial até a realização, tudo aconteceu muito rápido por conta do interesse igual das partes. É um grande legado que deixaremos e, quem sabe, possamos melhorar como sociedade - declarou.

O projeto tem como objetivo usar o esporte como linguagem universal em nome do respeito, da diversidade e da luta antirracista, além do letramento racial, para excluir do vocabulário termos preconceituosos utilizados diariamente. A duração inicial da iniciativa é de 18 meses e também prevê a criação de um "Manual Antirracista Dentro do Futebol".

A dinâmica de lançamento teve partipação da Odabá, representada por sua executiva comercial, Alyne Jobim, pelo advogado e sócio fundador da PMR Advocacia, Fabiano Machado da Rosa, pela líder do departamento antidiscriminatório da PMR Advocacia, Luana Pereira da Costa, a pedagoga e CEO da Ayo Livros e Brinquedos, Fernanda Oliveira, e pela psicóloga e gestora de projetos, Maiara Medeiros.

Angelo Pieretti/FGF