Colaboradores da FGF participam da quarta ação programa| Créditos: Angelo Pieretti
A Federação Gaúcha de Futebol - FGF realizou na tarde desta quarta-feira (05) a quarta ação do Programa Avançado de Inteligência Racial Desportiva para o público interno da FGF. A iniciativa é uma parceria com a Odabá - Associação de Afroempreendedorismo e contou com palestras da pedagoga e CEO da Ayo Livros e Brinquedos, Fernanda Oliveira, e da psicóloga e gestora de projetos da Odabá, Maiara Medeiros.
Nesse encontro, foram apresentados artigos da Constituição Federal, leis de Educação para Relações-Étnico Raciais e os estatutos da Igualdade Racial e da Equidade Racial, além da referência à Conferência de Durban, que ocorreu em 2001, promovida pela Organização das Nações Unidas - ONU. Os colaboradores da FGF foram separados em duas turmas para apresentação do tema e posterior debate.
O projeto tem como objetivo usar o esporte como linguagem universal em nome do respeito, da diversidade e da luta antirracista, além do letramento racial, para excluir do vocabulário termos preconceituosos utilizados diariamente. A duração inicial da iniciativa é de 18 meses e também prevê a criação de um "Manual Antirracista Dentro do Futebol".
Texto por Angelo Pieretti sob supervisão de Lucas Rizzatti