
Presidentes do Veranópolis receberam a camiseta do Projeto | Foto: Divulgação/FGF
A última ação de divulgação do "Protocolo Zero: Fim de Jogo para o Racismo", no Gauchão Série A2, aconteceu no Estádio Antonio David Farina, no último domingo (27), na última rodada da primeira fase da competição. A iniciativa da Federação Gaúcha de Futebol - FGF, realizada antes do confronto entre Veranópolis e Inter-SM, contou com o apoio da Odabá - Associação de Afroempreendedorismo e reforçou o compromisso do futebol gaúcho no combate ao racismo.
A ação contou com a presença do diretor financeiro da FGF, Marcelo Ducati, da socióloga da Odabá e coordenadora do projeto Protocolo Zero, Nina Fola, da associada da Odabá, Roselaine Rosa, e dos ex-jogadores do Pentacolor, Eduardo Nascimento e Eduardinho. Eduardo conquistou o título da Divisão de Acesso em 1993. O zagueiro atuou no Veranópolis por cinco temporadas, até o ano de 1998. Eduardinho, conhecido por suas tranças no cabelo, chegou em 2008 ao Pentacolor e atuou por 10 temporadas no VEC, tornando-se o jogador que mais vestiu a camisa da equipe na história.
Antes da partida, os presidentes do Veranópolis, Patrik Zanin e Gilberto Generosi, receberam a camisa do Protocolo Zero. Os atletas das duas equipes, juntamente com o quarteto de arbitragem, entraram em campo vestindo a camiseta do projeto.
A Federação Gaúcha de Futebol - FGF vai seguir realizando ações de divulgação do "Protocolo Zero: Fim de jogo para o Racismo", agora no Gauchão Feminino 2025. Assim como no Gauchão Superbet 2025 e no Gauchão Série A2, as promoções do projeto, que conta com o apoio da Odabá - Associação de Afroempreendedorismo, ocorrerão nas partidas da primeira fase, sendo uma partida por clube mandante.