O Gauchão da Copa
Exposição em homenagem a Everaldo na FGF recebe visita da Fundação Pão dos Pobres

Angelo Pieretti
20 OUT 2022 16:52


A exposição em homenagem a Everaldo, localizada na sede da Federação Gaúcha de Futebol - FGF, ganhou nesta quinta-feira (20) a visita de um grupo de crianças e adolescentes atendido pela Fundação Pão dos Pobres. O espaço, denominado de "O Gauchão da Copa", lembra a história do ex-lateral tricampeão mundial com a seleção brasileira em 1970 e marcado na história do Grêmio como a estrela na bandeira do clube.

Criada em 1895, a Fundação Pão dos Pobres atende atualmente 1,4 mil crianças, adolescentes e jovens em situação de risco e vulnerabilidade social por meio de práticas assistenciais. Ao lado de coordenadores da instituição, as crianças e adolescentes conheceram mais a fundo a história de Everaldo.

A apresentação da exposição foi realizada pelo sobrinho do ex-atleta e coordenador de uma das unidades do Pão dos Pobres, Luís Fernando Marques da Silva.

- A exposição tem um fator histórico. Ela mantém viva na memória dos gaúchos a história do tio. A presença das crianças ajuda a manter essa memória e é importante contar um pouco da história do Everaldo - destacou Luís Fernando.

Ao final da visita, o presidente da FGF, Luciano Hocsman, o vice-presidente Antônio Luiz Dal Prá, o secretário-geral Mauro Rocha, o diretor jurídico Gilson Hermann Kroeff e o chefe de segurança e ouvidor geral de competições cel. Elvio Pires encontraram as crianças e as presentearam com bolas de futebol.

A exposição "O Gauchão da Copa" é aberta ao público na sede da FGF, em Porto Alegre, das 13h às 19h, de segunda a sexta-feira, até 28 de outubro. Nela, são exibidas uma das camisas da seleção brasileira de 1970 usada por Everaldo, medalhas, uma réplica da taça Jules Rimet, fotos e demais artigos pessoais, como a roupa vestida pelo ex-lateral no retorno ao Rio Grande do Sul após a conquista da Copa disputada no México. Everaldo foi o primeiro jogador campeão mundial representando um clube gaúcho.