Iniciou na sexta-feira (12/01), com grande presença de público, o II Simpósio de Ciências do Futebol Team Physician FIMS. O evento reúne mais de 40 palestrantes que estão debatendo os rumos dos tratamentos médicos do futebol, a partir da prevalência e incidência de lesões. Participaram do encontro médicos, fisioterapeutas, educadores físicos e nutricionistas, além de estudantes da área da saúde. O evento é uma realização do Instituto de Medicina Esportiva do Hospital Mãe de Deus, FIMS – International Federation of Sports Medicine e Federação Gaúcha de Futebol, com apoio da Sociedade Gaúcha de Medicina do Exercício e do Esporte (Sogamede), Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva (SONAFE/RS) e Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
A abertura contou com a participação de Fernando Solera representando a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), José Kawazoe Lazzoli (FIMS – International Federation of Sports Medicine), Marcelo Bichels Leitão (SBMEE – Sociedade Brasileira Medicina Esporte) e Luciano Hocsman, vice-presidente da Federação Gaúcha de Futebol, além dos organizadores Felix Drummond (Instituto de Medicina Esportiva do Hospital Mãe de Deus/CBF/CONMEBOL/FIFA) e Ivan Pacheco (Federação Gaúcha de Futebol/SBMEE/ABCD).
Luciano Hocsmann, 1º Vice-Presidente da FGF, participou da mesa de abertura do Simpósio
Entre os assuntos debatidos no primeiro dia do encontro, estavam o controle de doping no futebol no Brasil, o uso de substâncias proibidas, detecção de hormônio do crescimento e a utilização de suplementos nutricionais. No sábado o foco foi para as lesões (prevenção, avaliação e testes funcionais, tendinopatias, lesões musculares, pubalgia, lesões no joelho e concussão), tendo ainda um workshop sobre nutrição e suplementação e um colóquio sobre fisioterapia e retreinamento.
O Simpósio terá uma segunda etapa realizada nos dias 09 e 10 de março, na sede da Federação Gaúcha de Futebol. Também acontecerão workshops nas regiões Sul (Pelotas), em 27/01/18 e Serra (Caxias do Sul), em 24/02/18. Nestes workshops, os profissionais da região poderão debater com médicos, fisioterapeutas, educadores físicos e nutricionistas, da FGF, Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva – SONAFE/RS e do Instituto de Medicina do Esporte.